1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Secretaria do Urbanismo inibe comércio ambulante durante vendas de Dia dos Pais

Fiscais e Guarda Municipal atuaram mais intensamente no centro durante quinta e sexta-feira

Publicada dia

Durante a última semana, a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) intensificou a fiscalização ao comércio ambulante no centro de Caxias do Sul. Devido às vendas de Dia dos Pais, na quinta-feira (08/08) e sexta-feira (09/08), os fiscais da SMU, acompanhados pela Guarda Municipal (GM), monitoraram as ruas centrais para evitar a venda de produtos sem procedência nas calçadas.

Durante todo o ano, os fiscais notificam ambulantes e apreendem as mercadorias vendidas ilegalmente. Porém, em datas comemorativas, o número de vendedores nas calçadas aumenta e o trabalho dos fiscais é reforçado. Durante os dois dias da última semana, as equipes circularam pelas ruas e apreenderam 170 itens, entre toucas, meias e calças de moletom.

De acordo com a coordenadora da fiscalização do comércio ambulante da SMU, Nilvane Leichtweis, os fiscais trabalharam com o objetivo de inibir a instalação dos ambulantes nas calçadas. “Como os fiscais estavam circulando, os comerciantes não colocaram os produtos em exposição nas calçadas. Apreendemos só materiais que estavam expostos, mas o mais significativo é que conseguimos inibir a presença dos ambulantes no centro”, explica.

O comércio ambulante nas vias e logradouros públicos, sem a devida licença do município, é ilegal, de acordo com a lei 377 do Código de Posturas do Município. A SMU realiza fiscalizações rotineiras e também através de denúncias recebidas pelo Alô, Caxias (telefone 156) com 12 servidores. Neste ano, a fiscalização da SMU já apreendeu mais de 12,7 mil itens do comércio ambulante.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Vitória Ricardo

Foto por Vitória Ricardo

Assessoria de Imprensa - SMU