1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Segunda fase do projeto Inova Jovem conta com 35 participantes

Encontros, que ocorrem até outubro, tiveram início nesta semana com círculos de fortalecimento de vínculos

Publicada dia

A segunda fase do projeto Inova Jovem, desenvolvido pela Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), teve início nesta semana. A capacitação voltada a jovens entre 18 e 29 anos que tenham desejo de empreender obteve a inscrição de 35 participantes, selecionados ao longo do mês de julho. Eles já participaram dos primeiros encontros das turmas, com o propósito de promover uma integração, estabelecer os compromissos assumidos com as aulas, conhecer o cronograma de atividades e receber o material didático.

A iniciativa teve apoio do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Caxias da Paz, com círculos de apresentação, integração e estabelecimento de compromissos. Os demais encontros presenciais do projeto serão desenvolvidos em um laboratório de informática do Centro Administrativo, com monitoria para o acesso ao conteúdo digital.

“Buscamos, com a oferta dessa capacitação, fomentar a cultura do empreendedorismo entre os jovens, proporcionando um espaço de formação básica, que vai auxiliá-los na construção dos seus sonhos pessoais. Essa fase é a continuidade do programa disponibilizado pelo governo federal, que consiste no acesso a uma plataforma digital com conteúdos que tratam sobre network, autoconhecimento, noções básicas de conceitos da administração, finanças e recursos humanos, entre outros temas”, explica Lucas Guarnieri, titular da Coordenadoria da Juventude. A unidade também viabilizou conteúdos extras por meio de parcerias com voluntários e outros órgãos públicos como a Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete).

Empreendedor Jovem

As ações relacionadas ao fomento da cultura do empreendedorismo na juventude fazem parte do Programa Jovens pelo Direito ao Trabalho, desenvolvido pela Coordenadoria, dentro das ações de proteção social do Município. Neste contexto, o titular da Coordenadoria participou, no último dia 06/08, do 7º Encontro da Rede de Cooperação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais e Equipamentos para Setores Empresariais Brasileiros (Rede PDIMat).

Na oportunidade, Guarnieri apresentou a palestra “Empreendedor Jovem”, destacando a importância do tema e explicando as ações e projetos desenvolvidos na cidade sobre pesquisa, inovação, empreendedorismo e políticas públicas de juventude. O evento acadêmico reuniu cerca de 300 participantes de 05 a 07 de agosto no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no bairro Fátima.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Rafael Nazario/IFRS

Foto por Rafael Nazario/IFRS

Assessoria de Imprensa – SMSPPS