1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Semana Municipal da Juventude reúne mais de 2,1 mil pessoas

Atividades gratuitas foram promovidas pela SMSPPS entre os dias 12 e 18 de agosto

Atualizada dia

A Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), realizou a 11° Semana Municipal da Juventude entre 12 e 18 de agosto. O tema deste ano foi “As vozes da juventude”, assunto que norteou ações como palestras, painéis, exposições, atividades esportivas e de lazer promovidas em parceria com secretarias municipais e outras instituições.

A programação iniciou com o lançamento do Guia da Juventude, material impresso com informações sobre a população jovem no Brasil, evolução histórica das políticas públicas destinadas a esse público, linha do tempo do protagonismo jovem no país e conferências municipais. O material também explica como funciona a Coordenadoria e quais foram as ações realizadas por ela nos últimos anos, além de informações sobre o Conselho Municipal da Juventude (Comjuve).

Outro destaque da Semana foi a palestra “Juventudes e Realidades Contemporâneas: entre vocalizações e silenciamentos”, com a presença do professor Giovane Scherer. Na oportunidade, estudantes, profissionais e representantes de movimentos estudantis e sociais discutiram políticas públicas para a juventude do ponto de vista do serviço social, abordando conceitos como juventude e adolescência, entre outros.

“Para além das definições legais que hoje existem, o conceito de adolescência é muito mais associado a questões biológicas, de uma fase da nossa vida de transformações corporais e hormonais, por exemplo. Já o conceito de juventude é muito mais uma construção social em que a pessoa se identifica como alguém que passou da fase quando depende de alguém, para a autonomia e protagonismo da própria vida”, explicou Scherer.

Já o painel “Permanência do jovem no campo” mobilizou professores e estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo. Na ocasião, a secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Camila Sandri Sirena, apresentou ações e estratégias adotadas pelo poder público para fortalecer a economia agrícola e o desenvolvimento do meio rural de Caxias do Sul. Camila destacou que a permanência do jovem no campo passa por ações de fomento que garantem a infraestrutura social e tecnológica nas localidades.

“Por isso encaminhamos neste ano um projeto de lei para o Legislativo, que cria bolsas de estudos para os jovens filhos de agricultores da cidade, estudantes de escolas de Ensino Médio da modalidade de técnico agrícola. Hoje temos uma instituição que atua nessa área atendendo mais de 120 estudantes. Desses, 50 alunos são de Caxias. Com o subsídio que eles passarão a receber após aprovada a lei e atendendo aos critérios exigidos, cerca de 50 famílias serão beneficiadas por uma cultura de valorização pela vida rural”, projeta Camila.
Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Divulgação/SMSPPS

Foto por Divulgação/SMSPPS

Foto por Divulgação/SMSPPS

Foto por Divulgação/SMSPPS

A Semana também contou com ações de planejamento previdenciário para jovens aprendizes e mercado de trabalho. O núcleo de pesquisa Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentou os dados da pesquisa anual de juventude e mercado de trabalho, apontando o cenário da participação dos jovens em cada um dos segmentos da economia, como indústria, comércio e serviços. Na sequência, foram ministradas duas edições da palestra “Juventude e Planejamento Previdenciário”, em que profissionais que atuam no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Caxias do Sul repassaram orientações sobre a importância da previdência social, formas de acompanhamento sobre a concessão de benefícios e outros serviços relacionados.

No último sábado (17/08) ocorreu uma atividade no Enxutão, em parceria com a Coordenadoria da Acessibilidade, marcando o encerramento da Semana da Juventude e o pré-lançamento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. “Essas atividades todas tiveram o objetivo de traduzir a pluralidade das vozes da juventude por meio de ações que debatam as questões do meio rural, questões relacionadas ao mercado de trabalho, a discussão acadêmica do ponto de vista do Serviço Social ou das políticas públicas de juventude”, enfatizou Lucas Guarnieri, titular da Coordenadoria da Juventude. Ao todo, cerca de 2,1 mil pessoas se engajaram nas ações.

A Semana Municipal da Juventude foi instituída pela lei 7.339, de 2011, e ocorre anualmente no mês de agosto.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Assessoria de Imprensa - SMSPPS