1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Smel promove Caxias Mais Feliz em Forqueta nesta quinta-feira

Destaque desta edição é o Procon Móvel, ação que leva serviços do Procon diretamente para a população

Publicada dia

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) promove, nesta quinta-feira (15/08), mais uma edição do Caxias Mais Feliz. Desta vez, a comunidade de Forqueta receberá o programa. A ação será realizada na frente do Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp (rua Luiz Franciosi Sério, 350) e contará com atividades especiais tanto para o público adulto quanto para crianças.

Uma das novidades dessa edição é a presença do Procon Móvel. A iniciativa levará serviços do Procon de Caxias do Sul, como registro de abertura de reclamações contra empresas e recebimento de denúncias diversas. Dessa forma, a comunidade pode usufruir do atendimento sem precisar se deslocar até a sede do órgão no centro da cidade. Para ser atendido, basta ter em mãos cópias do RG ou CPF (do titular da reclamação) e do documento referente à reclamação (nota fiscal, fatura, entre outros). Além disso, também serão dadas orientações sobre direitos do consumidor.

Durante o Caxias Mais Feliz, ainda estão previstas outras atividades, como reiki e meditação, a fim de proporcionar ações que estimulem bem-estar aos participantes.

Confira os serviços oferecidos:

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel): Ônibus Brincalhão, camas elásticas, pernas de pau, chinelão, jogos de tabuleiro, xadrez gigante, bolas e atividades recreativas.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma): distribuição de fichas de castração para animais de famílias de baixa renda e oficina de separação de resíduos.

Secretaria Municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM): sinalização do local, desvio de trânsito e segurança dos presentes no evento. Esclarecimento de dúvidas sobre leis de trânsito, pinturas educativas para crianças e informações sobre campanhas educativas.

Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS): divulgação, através de folder dos projetos, programas e serviços relacionadas às pessoas com deficiência, mulheres, negros e jovens, além das iniciativas de pacificação social e práticas restaurativas.

Guarda Municipal: disponibilizará cartilhas educativas para as crianças colorirem, com dicas de segurança, e distribuirá material informativo para a comunidade, além da sonorização do evento com a Banda Vanguarda.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete): promoção e divulgação dos cursos e oficinas profissionais oferecidas pelo Banco de Vestuário.

Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (Smapa): novo jogo gigante da inspeção; atividade Coloração da Água para a verificação do nível de cloro na água das agroindustriais; ensinamentos sobre práticas de compostagem e utilização do composto e Raio-X das Guloseimas, onde é mostrado a quantidade de açúcar e óleo contida nos alimentos.

Coordenadoria de Relações Comunitárias (CRC): divulgação e informações do evento junto à comunidade.

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): distribuição de água, materiais educativos, oficina de brinquedos com copos reciclados e pintura de desenhos.

Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca): oficina de separação de resíduos, com exemplos de objetos orgânicos e seletivos levados por um educador ambiental.

Procon: ações para adquirir os “economis”, moeda fictícia que será utilizada para acessar as atividades, com o objetivo é incentivar o aprendizado das crianças sobre controle financeiro; Material de divulgação do Procon; e nesta edição, será realizada mais uma edição do Procon Móvel, em que a comunidade de Forqueta poderá ter acesso a alguns serviços do Procon, facilitando a realização dos atendimentos.

Entidades apoiadoras:

Faculdade Anhanguera: aferição de pressão arterial e atividades que estimulam o desenvolvimento psicomotor de crianças até 12 anos de idade; orientações de higiene e cuidados pessoais, orientações nutricionais na infância.

Top Estética Bucal: avaliação odontológica, atividades recreativas e atração com personagem;

Óticas Lauro: teste de acuidade visual.

KNN Idiomas: atividades recreativas em inglês; e atração com personagem.

Nova Aliança: distribuição gratuita de suco de uva.

Faculdade Ideau: contação de histórias infantis.

Expresso Caxiense: responsável pela locomoção das escolas convidadas.

Orquídea: distribuição de biscoitos.

Práticas Integrativas e Complementares: Atividades de Reiki e Meditação.

Programa Caxias Mais Feliz

O programa é capitaneado pela Smel e conta com o apoio de outras secretarias e autarquias municipais, além de entidades parceiras da prefeitura. A iniciativa tem como objetivo disponibilizar atividades de lazer, esporte, saúde, cultura e integração. A ação ocorre mensalmente em diferentes bairros e também no interior da cidade, com o intuito de aproximar ainda mais o Poder Executivo da população.

Foto por Divulgação Smel

Assessoria de Imprensa - Smel