1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

Coordenadoria da Juventude promove 2ª Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação

Nesta edição haverá palestras, debate acadêmico e bate-papos com adolescentes e jovens

Publicada dia

A Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), promove ações alusivas à Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação de 02 a 06 de setembro. Este é o segundo ano com programação relacionada a essa temática. Nesta edição, haverá palestras, debate acadêmico e bate-papos com adolescentes e jovens.

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Olga Maria Kayser receberão nos dias 02, 04 e 06 de setembro palestras motivacionais e de superação do bullying, ministradas pela pedagoga Alessandra Réus. Nas palestras os estudantes conhecem a história da personagem “Azeitona”, e tomam conhecimento de dados causados por atos violentos, intencionais e repetidos, nas relações sociais e escolares, por meio de reflexão sobre atitudes vencedoras.

Na noite do dia 05 de setembro, a Sala de Conferência do Prédio G do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) recebe o debate acadêmico “Juventudes, Saúde Mental e Automutilação”, voltado à reflexão acadêmica do tema com os estudantes universitários. O evento é uma realização da Coordenadoria, com o Diretório Acadêmico do curso de Psicologia da instituição, e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Grupo de Trabalho de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio.

Ao longo da Semana a Coordenadoria da Juventude também apoia a realização do projeto “Amar-Elos: Costurando Palavras e Tecendo Vínculos”, desenvolvido por um grupo voluntário de psicólogas e psicólogos vinculados aos serviços DNA Espaço de Saúde e Sublimar Espaço de Psicologia.

No dia 04/09, às 19h, ocorre o bate papo “Entendendo o Setembro Amarelo”, com participação do Centro de Valorização da Vida (CVV), voltado para profissionais da área da saúde mental. No dia 05/09, às 19h30, ocorre o bate-papo “Como lidar com a adolescência do meu filho” com a psicóloga Giovana Grison. Ambas atividades ocorrem no DNA Espaço de Saúde, que fica na avenida Júlio de Castilhos, nº 2.773, no Centro da cidade. Como forma de ingresso, sugere-se a contribuição de R$ 5 e um quilo de alimento não-perecível.

A Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação foi instituída pela Lei nº 8.204, de 2017.

Assessoria de Imprensa - SMSPPS