1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

Novos cruzamentos de Caxias contam com tempo exclusivo para travessia de pedestres

Semáforos e contadores regressivos contribuem com o deslocamento em diferentes pontos da cidade

Atualizada dia

A proteção ao pedestre ganhou novas ações da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). As esquinas das ruas Bento Gonçalves com Marechal Floriano, Vinte de Setembro com a Garibaldi e da avenida São Leopoldo com a rua Sapucaia foram contempladas na última semana com tempo exclusivo para a travessia da comunidade. Isso significa que os controladores dos semáforos passaram a ser programados para também pausar o tráfego de veículos para o deslocamento de pedestres, em uma espécie de terceiro tempo.

Ambos os trechos já contavam com sinaleiras veiculares, mas sem nenhum dispositivo para uma travessia mais segura da comunidade. Os equipamentos também receberam contadores digitais regressivos, uma importante ferramenta que informa ao pedestre os segundos restantes de sinal verde.

Já a botoeira, que deve ser acionada para pausar o tráfego de veículos, está instalada na esquina da avenida São Leopoldo com a rua Sapucaia. O equipamento começou a ser instalado na semana passada e passou a funcionar nesta terça-feira (10/09). Nas esquinas da Bento com a Marechal Floriano e da Vinte de Setembro com a Garibaldi, os tempos são automáticos, ou seja, sem necessidade de acionamento.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Vinte de Setembro com a Garibaldi

Foto por Leonardo Portella

Vinte de Setembro com a Garibaldi

Foto por Leonardo Portella

Bento Gonçalves com Marechal Floriano

Foto por Leonardo Portella

Bento Gonçalves com Marechal Floriano

Foto por Leonardo Portella

Avenida São Leopoldo com a rua Sapucaia

Foto por Leonardo Portella

Avenida São Leopoldo com a rua Sapucaia

Foto por Leonardo Portella

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, os equipamentos estão sendo instalados em pontos com fluxo acentuado de pedestres e onde apresentam riscos para a comunidade. Ele lembra que na Vinte com a Garibaldi, por exemplo, próximo ao Hospital Saúde, os pedestres arriscavam a passagem de um ponto ao outro em meio aos veículos.

“Mapeamos junto com a equipe de semáforos da secretaria as esquinas onde poderíamos fixar o tempo exclusivo sem comprometer a mobilidade dos cruzamentos. Estamos mais uma vez trabalhando para garantir mais eficiência no nosso serviço e levando mais proteção para a comunidade”, explica.

Nas próximas semanas, outros dois cruzamentos também serão contemplados com semáforos para pedestres: nas esquinas das ruas Moreira Cesar com a Pinheiro Machado e na rua Garibaldi com a Bento Gonçalves.

Assessoria de Imprensa - SMTTM