1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

Práticas de saúde e segurança do trabalho da prefeitura são referência para executivo farroupilhense

Procedimentos e referências legais foram tratados durante encontro nesta segunda-feira (02/09)

Publicada dia

As ações desenvolvidas pela Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) na área de saúde e segurança do trabalho foram apresentadas nesta segunda-feira (02/09) para uma comitiva da Prefeitura de Farroupilha. O trabalho realizado pela Gerência do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Prefeitura de Caxias do Sul servirá de referência para o município vizinho, que está aprimorando as ações nesta área.

O gerente do serviço, Rogério João de Araújo, e o engenheiro de segurança do trabalho, Fernando Segalin de Costa, receberam os visitantes. Durante o encontro, foram apresentadas a estrutura organizacional do Sesmt, a forma de atuação e as atividades que visam à melhoria dos ambientes de trabalho com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “Compartilhamos a forma e os resultados obtidos, com foco nos meios técnicos e legais utilizados para regulamentar os programas e ações desenvolvidos”, destacou Araújo.

“Estamos avaliando nosso sistema de saúde e segurança e, para isso, consultando os procedimentos realizados em Caxias do Sul”, afirmou o gestor de Recursos Humanos da Prefeitura de Farroupilha, Júlio César Pastori. Ele esteve acompanhado da assessora jurídica Nadiele Brollo e da assistente superior Michele Seimentz. Para o diretor de Recursos Humanos da SMRHL, Edelvan Peruzzo, a troca de experiência entre municípios proporciona a atualização das práticas adotadas em cada órgão, visando o aperfeiçoamento da gestão pública.

O Sesmt da Prefeitura de Caxias do Sul assessora as secretarias na implantação de normas e procedimentos que visem à proteção da integridade física e mental dos servidores. Entre as ações, estão a execução do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o gerenciamento do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e as visitas e fiscalização com vistas ao acompanhamento e prevenção a acidentes de trabalho.

Assessoria de Imprensa - SMRHL