1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

Roteiro no Mato Sartori educa crianças sobre flora nativa

Educadores ambientais guiam trilha e explicam como cada espécie reage ao clima de Caxias do Sul

Publicada dia

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) realizou mais uma ação de educação ambiental em Caxias do Sul. Nesta terça-feira (03/09), 25 alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erny de Zorzi, de Vila Oliva, participaram de um roteiro guiado no Mato Sartori.

O roteiro é composto de diversas trilhas que apresentam espécies diferenciadas de plantas, em sua maioria nativas, como o xaxim, araucária e carrapicho, além de um exemplar de pau-brasil, pouco visto pelas crianças. Os educadores ambientais que guiam a trilha explicam como cada espécie reage ao clima da cidade, além de passarem informações sobre o crescimento e o desenvolvimento da planta.

“Eu achei bem legal. Percebi que os alunos, sendo do interior, veem as espécies no dia a dia deles, mas sem explicação mais específica. Achei muito importante para eles e os estudantes também gostaram”, comentou o professor Euclides Pasquali.

A atividade é uma contrapartida da prefeitura para desembolso das verbas oriundas da Corporação Andina de Fomento (CAF). A CAF pede uma série de ações e, dentre elas, algumas são voltadas para educação ambiental nas comunidades que serão afetadas pelo Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), elaborado pela administração do prefeito Daniel Guerra.

Após mapear as escolas que pertencem aos distritos, a Semma agenda uma série de projetos, como palestras, teatro de fantoches, projeto Plantar e Colher, visitas guiadas e contação de histórias. A via que será asfaltada e que envolve a localidade onde a escola está presente é a Estrada Municipal Firmino Frizzo, que liga Vila Oliva à Santa Lúcia do Piaí, com uma extensão de 14,6 quilômetros.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Assessoria de Imprensa - Semma