1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

Secretaria da Agricultura promove visita técnica à Expointer

Cerca de 120 produtores participaram da feira em Esteio

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) promoveu uma visita técnica gratuita à Expointer, na última quinta-feira (29/08). A pasta disponibilizou três ônibus para o transporte dos agricultores caxienses. Cerca de 120 produtores dos distritos de Caxias do Sul participaram da ação, acompanhados de técnicos agrônomos da Smapa.

A viagem à feira agropecuária acontece anualmente há várias edições com o objetivo de proporcionar aos agricultores o contato com as inovações da área. “Para os nossos agricultores, especialmente os dos distritos de regiões de campo, a viagem foi muito proveitosa, pois a feira foca especialmente no forte deles, a pecuária. Apesar disso, a visita como um todo trouxe informações relevantes para todos, pois eles conheceram um pouco mais sobre temas como mecanização agrícola e agroindústrias familiares, conhecimentos importantes para outros ramos que alguns pretendem seguir também. A Expointer abrange diversos assuntos úteis e pertinentes a todos os setores da agropecuária, então foi de grande valia para todos”, explica Marcio Orlando Seli, diretor técnico da Smapa.

“Eu procuro ir todos os anos. Já visitei a Expointer por meio da Smapa diversas vezes e é sempre muito interessante. Temos a oportunidade de conhecer diferentes animais, tipos de pastagens, equipamentos e outras tecnologias. Algo que sempre me chama atenção são as novidades em maquinário. Todos os anos há alguma coisa nova”, destacou Juarez Ribeiro de Sales, produtor de gado de corte de Caxias do Sul.

A Expointer ocorreu em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil, de 24/08 a 1º/09, sendo considerada uma das maiores feiras agroindustriais da América Latina.

Foto por Divulgação

Agroindústria premiada

A agroindústria caxiense Santa Barbara, uma das quatro da cidade com estandes na Expointer, foi premiada na feira agroindustrial. A empresa de produtos suínos recebeu o 2º lugar no 8º Concurso da Agroindústria Familiar – categoria salame, competindo com outros 54 produtores. “Eu exponho na feira há nove anos e no ano passado recebemos o prêmio de terceiro lugar. Foi uma conquista receber uma classificação maior neste ano, pois sempre procuramos melhorar ainda mais o nosso trabalho”, salienta o proprietário Paulo Genésio Melos da Silva. A agroindústria produz cerca de 720 quilos ao ano e fica no bairro Parada Cristal.

Foto por Divulgação

Assessoria de Imprensa - Smapa