1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

Semana Municipal do Turismo começa nesta segunda-feira com programação variada e gratuita

“Cidade em Transformação” é o tema da edição deste ano

Atualizada dia

A Semana Municipal do Turismo, promovida pela Secretaria do Turismo (Semtur), começa nesta segunda-feira (09/09) e segue até sexta-feira (13/09). A programação conta com palestras, bate-papos e atividades alusivas à Semana Farroupilha. Com o tema “Cidade em Transformação”, o evento tem como objetivo envolver a comunidade e o trade turístico em temas relevantes do setor.

A abertura oficial ocorre na segunda-feira (09/09), às 9h, no saguão do 2º andar do Centro Administrativo Municipal, com entrega da homenagem “Amigo do Turismo”, em reconhecimento aos serviços prestados em prol do desenvolvimento do turismo no município. Haverá também uma apresentação artística de Daniel Araújo e um café colonial oferecido pela Famíglia Pezzi. A programação da terça-feira (10/09) será destinada à Conferência Municipal do Turismo, realizada pelo Conselho Municipal do Turismo (Comtur). Às 14h, no Centro de Cultura Ordovás, ocorre a palestra “Cidade em Transformação”, com a secretária de Turismo de São Luís (MA), Socorro Araújo; e também será realizada análise do Plano Municipal do Turismo de Caxias do Sul. Para participar é necessário inscrição pelo link: https://bit.ly/2ks0Sl9.

Na quarta-feira (11/09), às 19h30, no Café da Velha (Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro), ocorre o bate-papo “Novas Estratégias do Turismo”, com o gerente-geral do Holiday Inn e Diretor da Associação Comercial de POA/ACPA, Roberto Snel. A programação conta também com mais uma edição da Escola Cidadã. O tema será “A importância do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo)”, ministrada pelo chefe da divisão do Cadastur da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Odirlei Almeida de Lima. A atividade será realizada na quinta-feira (12/09), às 10h, no auditório do Centro Administrativo.

No último dia de programação (13/09), haverá atividades relacionadas ao Turismo de Galpão, conforme a Lei n 8.393, de 11 de junho de 2019. O dia terá diversas atividades ligadas à Semana Farroupilha, como oficina de nó de lenço, com Juarez Nunes da Silva; contação de lendas gaúchas, com as professoras Líria Oliveira Becker e Natasha Rech; roda de chimarrão sobre a valorização das tradições gaúchas, com Daiane Rizzi; visita guiada pelo Acampamento Farroupilha; e oficina de Laço em Vaca Parada para servidores municipais e filhos, com realização do BemViver, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL). As atividades ocorrem nos Pavilhões da Festa da Uva a partir das 13h30 e tem o apoio da 25ª Região Tradicionalista.

Para a titular da pasta, Renata Carraro, a Semana Municipal do Turismo é um momento de encontro entre todos os agentes do setor turístico. “A programação deste ano conta com a participação de profissionais renomados do setor que compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre diferentes áreas do turismo. Além das palestras, a Semana proporcionará também a vivência da cultura gaúcha através do Turismo de Galpão”, comenta.

O evento conta com apoio do Comtur, Famíglia Pezzi, 25ª Região Tradicionalista e Café da Velha. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Concurso Fotográfico Turístico

Na abertura da Semana do Turismo, também começam as inscrições da décima edição do Concurso Fotográfico Turístico de Caxias do Sul. O 10º Clic terá como tema “Cartão-postal: Belezas e Reflexões”. Serão três categorias: Belezas Urbanas, Belezas Rurais e a categoria especial Facebook. As inscrições iniciam na segunda-feira (09/09) e seguem até 7 de outubro. Os participantes devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site do concurso: https://clicturismo.caxias.rs.gov.br/.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Assessoria de Imprensa - Semtur