1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

Semma participa de oficina de consolidação de diretrizes nacionais para gestão das áreas verdes urbanas

Encontro ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília

Publicada dia

A titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Patrícia Rasia, participou da oficina de consolidação de diretrizes nacionais para a gestão das áreas verdes urbanas, na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília. O encontro ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro com o objetivo de construir um documento base com propostas de diretrizes nacionais, que será posteriormente disponibilizado para consulta pública e recepcionar mais contribuições.

Patrícia foi convidada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para ser uma das painelistas do evento, apresentando a experiência do Município na gestão das áreas verdes urbanas. Caxias do Sul foi a única representante do Estado no evento.

A agenda de gestão de áreas verdes urbanas é um dos temas prioritários atualmente na MMA e, nesse contexto, alguns encontros de técnicos, gestores e especialistas de diversas partes do país estão sendo planejados para a consolidação de diretrizes orientadoras da gestão. A intenção é alcançar uma padronização na nomenclatura dos diferentes tipos de áreas verdes urbanas no Brasil, conforme suas características socioambientais.

“Estou honrada em participar do diagnóstico das áreas verdes urbanas, proposto pelo MMA. As diretrizes definidas em Brasília nortearão os municípios na gestão de suas áreas verdes urbanas. Além disso, também está sendo discutida a questão do zoneamento ambiental urbano e do cadastro ambiental urbano. Foi uma ótima oportunidade para trocar experiências e aprender ainda mais”, enfatizou Patrícia.

O MMA vem desenvolvendo o Programa Nacional para Gestão de Áreas Verdes Urbanas, que tem previsão de lançamento para o próximo bimestre. O programa contempla cinco projetos, que incluem o uso de uma série de ferramentas digitais e metodológicas, além de preverem sistematização de conteúdos e construção de normativas que auxiliem a gestão das áreas verdes urbanas no Brasil.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Divulgação/Semma

Foto por Divulgação/Semma

Foto por Divulgação/Semma

Assessoria de Imprensa - Semma