1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

Semma realiza ação em parceria com Projeto Girassol

Mais de 40 estudantes da escola Dolaimes Stédile Angeli participaram das atividades

Publicada dia

O setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) proporcionou para mais de 40 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolaimes Stédile Angeli o projeto Plantar e Colher – Hortas Urbanas. A ação foi uma parceria com o Projeto Girassol, desenvolvido pela Agrale na escola, que busca envolver as crianças em atividades em que elas possam aprender sobre a preservação ambiental, como a construção de hortas coletivas.

Os estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental tiveram contato com o projeto da Semma, que consiste em ensinar como funcionam o plantio e os cuidados com as plantas. As crianças receberam um pequeno pote que encheram com terra e depois puderam escolher uma semente como beterraba, cebolinha, alface e manjericão, para plantarem. Esse projeto visa principalmente desenvolver o senso de responsabilidade dos estudantes, visto que eles acompanharão o processo de crescimento da planta.

“Eu gostei e aprendi bastante! Aprendi que para as plantas crescerem elas precisam de solo úmido e que a gente não pode encharcar a terra, senão ela morre. Vou continuar cuidando dela quando chegar em casa”, exaltou Pietro Monteiro, aluno de nove anos. “Essa geração precisa se envolver, ter esse conhecimento vai agregar muito, porque a gente sabe que em casa eles não têm. São poucos que cultivam, são poucas famílias que fazem horta, poucas que têm esse contato com a terra. Então para eles eu acho que é bem interessante”, contou a professora Camila Lourenço Antunes.

A Semma busca desenvolver projetos para conscientizar a população acerca da preservação ambiental. Existem diversas atividades gratuitas para públicos de todas as idades, como o Plantar e Colher, palestras, teatro de fantoches e roteiros guiados no Mato Sartori e Jardim Botânico. Agendamentos pelo telefone (54) 3901-1445, ramal 220.

Galeria de imagens
1 de 7 imagens

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Assessoria de Imprensa - Semma