1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

Setembro é o último mês para solicitação de refinanciamento de dívidas do Funcap

Beneficiários podem renegociar as parcelas em atraso na Secretaria da Habitação até o dia 30

Atualizada dia

O prazo para renegociação de parcelas do Fundo da Casa Popular (Funcap) encerra neste mês de setembro. Os beneficiários que aderiram ao Funcap e desejam obter novas condições de pagamento devem solicitar o refinanciamento até o dia 30 de setembro, nos guichês de atendimento da Secretaria Municipal da Habitação (SMH), localizada no térreo da prefeitura.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por Vitória Ricardo

Foto por Vitória Ricardo

Foto por Vitória Ricardo

Foto por Vitória Ricardo

Foto por Vitória Ricardo

Foto por Vitória Ricardo

Foto por Vitória Ricardo

Foto por Vitória Ricardo

O refinanciamento é uma possibilidade de adequar os valores atrasados com redução de até 100% dos juros e parcelamento em até 60 vezes. Além disso, ele proporciona melhores condições para pagamento das dívidas, a fim de que o beneficiário possa regularizar a situação com o Município. Após essa data, não será possível renegociar os valores pendentes do financiamento, podendo apenas pagar apenas as parcelas já estabelecidas.

O chamamento para realizar o refinanciamento iniciou em outubro de 2018, quando haviam cerca de duas mil pessoas com pagamentos atrasados. Até o início deste mês, foram feitos 1.012 refinanciamentos, ou seja, cerca de 50% dos inadimplentes solicitaram o processo. Desses, 145 finalizaram o pagamento; 512 estão com pagamentos em dia; 199 foram cancelados (porque deixaram de pagar por mais de 60 dias), retomando os valores normais; e 156 estão com atrasos.

“A última ação de refinanciamento aconteceu em 2010. Agora, nesse ano, teve mais uma oportunidade para os adquirentes renegociarem as parcelas. Não sabemos quando terá de novo. Mas atingimos nosso objetivo, de proporcionar mais uma possibilidade para quitarem os pagamentos”, ressalta Paulo Vidal, diretor do Funcap.

O refinanciamento também faz com que os adquirentes do Funcap estejam regulares, fazendo com que as dívidas não cheguem à esfera judicial e que a família não sofra as consequências do seu imóvel passar por reintegração de posse. Além disso, o valor arrecadado com esse serviço poderá possibilitar o investimento em mais unidades habitacionais em Caxias do Sul.

“Muitas pessoas, que ainda não foram beneficiadas com qualquer tipo de financiamento habitacional de interesse social, são prejudicadas por causa da inadimplência. Isso porque esses recursos poderiam ser usados na construção de novos empreendimentos, beneficiando outras tantas famílias que sonham em ter sua casa própria e melhorar sua condição de vida”, ressalta Paulo.

O atendimento no Funcap funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na SMH, localizada no térreo da prefeitura. Os beneficiários devem apresentar apenas os documentos de identificação.

Assessoria de Imprensa - SMH