1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Setembro

SMC discute dimensão simbólica da Cultura em Pré-Conferência Municipal

Evento reuniu dezenas de participantes no Ordovás, na última segunda-feira

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promoveu, na última segunda-feira (09/09), na Sala de Cinema Ulysses Geremia, a primeira Pré-Conferência de Cultura, que debateu tema específico do segmento. O encontro contou com a participação do ator e dramaturgo, Celso Frateschi, e teve mediação da jornalista e diretora do Centro de Cultura Ordovás, Claudete Travi.

O convidado da noite, o ator e dramaturgo Celso Frateschi, que também está participando do Caxias em Cena, tem um trabalho consolidado na área da cultura. Essa bagagem permitiu que o ator encaminhasse a reflexão sobre o tema debatido nesta primeira pré-conferência: “O simbólico como fator de identidade e diversidade cultural”. Celso Frateschi debateu questões inerentes ao assunto, observando que, ao longo da história, a classe artística sempre buscou alternativas de realizar a sua produção simbólica. “O artista deve reivindicar, mas também propor soluções. E pensar a sua obra como diálogo com o público”, pontuou Frateschi.

Participaram do evento cerca de 60 pessoas, como a universitária Renata Pastro, que veio colher informações para o seu Trabalho de Conclusão de Curso. “Estou fazendo meu TCC sobre a cultura em Caxias do Sul e acredito que esse evento pôde agregar bastante para a pesquisa”, contou.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Elaine Cavion

Foto por Elaine Cavion

A diretora de projetos culturais da SMC, Elaine Pasquali Cavion, explica que a Conferência Municipal se faz com toda a comunidade, então, antes do evento propriamente dito, é importante que se tenham oportunidades para o debate. Além da participação de pessoas com os subsídios necessários. “As três pré-conferências tratam das dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura. E trazem, justamente, espaços para pensar nessas temáticas. O objetivo é que se chegue à Conferência com proposições definidas para o Plano Municipal de Cultura”, comentou.

Próximos eventos

Ainda estão previstas para acontecer outras duas pré-conferências: no dia28 de setembro, às 8h30, na Casa das Etnias; e no dia 09 de outubro, às 18h, na Galeria Gerd Bornheim (Casa da Cultura). As pré-conferências abordarão as dimensões cidadã e econômica da cultura.No dia 19 de outubro, acontece a VII Conferência Municipal de Cultura. O evento será às 8h30, na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás. A atividade é gratuita e aberta à população. A inscrição será feita no local, no dia do evento.

Assessoria de Imprensa – SMC