1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Outubro

Fundação da cooperativa escolar da Escola Municipal Sete de Setembro emociona comunidade

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento que inaugurou, oficialmente, o início da Coopersete

Atualizada dia

Uma noite para guardar na memória. Assim foi a cerimônia de fundação da Cooperativa Escolar dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro (Coopersete), no bairro São Luiz da 6ª Légua, realizada nesta terça-feira (29/10), no salão da comunidade. Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal da Educação (Smed) em parceria com o Programa A União faz a Vida, do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

Na ocasião, foi realizada a Assembleia Geral de Avaliação da Coopersete, conduzida pelos próprios estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Por meio de cartão de votação, os 18 estudantes e sócios-fundadores votaram a aprovação do Estatuto Social e elegeram o Conselho Fiscal e a Diretoria.

De acordo com a diretora da escola, Simone Santini Baratto, é muito especial ver estudantes que ela viu crescer estarem fazendo parte da Coopersete.

“Num mundo tão competitivo, como despertar nos nossos estudantes a empatia, a solidariedade e o trabalho em equipe? Nada melhor do que a participação na cooperativa para desenvolver essas habilidades, inspirando a todos na escola”, destacou.

A professora orientadora do projeto e vice-diretora da manhã, Camila Bristot Torres, não conseguiu segurar as lágrimas em diversos momentos do evento.

“Eu recebi uma tarefa no início do ano que hoje vejo que foi um presente, por poder me proporcionar conviver com esses estudantes queridos que deram o seu melhor desde o começo até hoje. O ganho maior é o companheirismo que foi criado entre esses adolescentes”, declarou.

A diretora pedagógica da Smed, Flávia Basso Morés, emocionou-se ao conferir o que, nas suas palavras, foi um show de protagonismo.

“Agradeço e parabenizo a todos, estudantes, professores e equipe diretiva pelo engajamento. Hoje estamos em duas escolas, mas temos a projeção de expandir para outras. Queremos que esse projeto cresça, uma vez que vai ao encontro da nossa base curricular”, afirmou.

Para o presidente da Sidredi Pioneira RS, Tiago Luiz Schmidt, o evento foi mágico.

“Algumas pessoas comentam sobre os objetivos das cooperativas escolares. Nós acreditamos que elas servem para formar pessoas que tenham senso coletivo apurado, responsabilidade e ética, que sejam novas lideranças comunitárias”, ressaltou.
Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Priscilla Panizzon

Foto por Priscilla Panizzon

Foto por Priscilla Panizzon

Foto por Priscilla Panizzon

Foto por Priscilla Panizzon

Foto por Priscilla Panizzon

A estudante do 9º ano, Érica Piazza, 15 anos, que assume a função de tesoureira, conta que decidiu participar porque viu uma oportunidade de ficar mais próxima dos colegas e amigos.

“Estou saindo da escola no ano que vem, mas sei que esse tempo participando da Coopersete será suficiente para aprender muitas coisas”, comentou.

Já Mariana Nunes, 13 anos, estudante do 8º ano, é a diretora de cultura da cooperativa escolar.

“A Coopersete dá mais voz e representatividade à nossa escola. É uma oportunidade incrível que estamos tendo! O que aprendi sobre trabalho em grupo e tolerância levo para a minha vida fora da escola também”, revelou.

Para a estudante do 8º ano, Sofia Catone, 14 anos, titular do conselho fiscal, ser integrante do projeto foi um divisor de águas.

“Antes da cooperativa, eu não falava com quase ninguém da escola, só com algumas pessoas da turma. Agora, tenho várias amigas! Então, está sendo muito legal, porque fiz amizades”, expôs.

Cooperlúcia

No começo do mês de setembro, os 20 estudantes e sócios-fundadores fundaram a Cooperativa Escolar de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Lúcia (Cooperlúcia), no distrito de Santa Lúcia do Piaí, marcando a fundação da 1ª cooperativa escolar de Caxias do Sul. Parte do grupo marcou presença no evento desta terça-feira, entregando um presente e desejando sucesso aos colegas da Escola Sete de Setembro.

Assessoria de Imprensa - Smed