1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Outubro

Programa Preparando a Aposentadoria realiza encontro de encerramento

Grupo iniciado em 2018 participou de atividades que incentivam qualidade de vida após jubilação

Publicada dia

Encerrou nesta terça-feira (08/10) a sequência de encontros do Programa Preparando a Aposentadoria (PPA) para o grupo de servidores iniciado em 2018. A atividade é direcionada para servidores às vésperas da jubilação e busca estimular a qualidade de vida, o equilíbrio pessoal e o envolvimento em atividades particulares e comunitárias, mesmo após o encerramento do período de trabalho. O último encontro buscou refletir sobre a caminhada vivenciada, avaliando o crescimento de cada um e socializando sentimentos e ideias sobre a aposentadoria.

Os servidores municipais tiveram a oportunidade de debater assuntos relacionados à aposentadoria, como aspectos legais, emocionais, familiares e socioculturais, biologia do envelhecimento, qualidade de vida, atividades na comunidade, além de conversas e reflexões. O grupo de 22 pessoas participou de uma série de encontros entre os anos de 2018 e 2019.

Para a servidora Jane Tomazzoni, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), o PPA é de suma importância. “Os encontros foram muito significativos, porque nos conduziram a olharmos dentro de nós mesmos. Dedicamos muitos anos de nossas vidas para o trabalho e à comunidade e temos a impressão de não conseguir mais viver sem esse compromisso”, disse. Segundo Jane, o PPA permitiu reconhecer que é possível realizar ainda muitos sonhos, somar experiências e deixar as pessoas mais tranquilas para viver essa nova etapa da vida.

“É importante estar preparado para o momento em que o trabalho deixa de ser um dos principais compromissos de nosso dia”, resumiu a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi. Ela lembra que a maioria das pessoas passa muitos anos da vida conciliando diversas atividades ao trabalho e esperando pelo momento que de mais disponibilidade de tempo, porém, nem sempre essa mudança ocorre como se imaginava.

O PPA é uma realização da Gerência de Acompanhamento Psicossocial e Estágio Probatório, integrante da Diretoria de RH da SMRHL.

Foto por Vânia Cassol

Assessoria de Imprensa - SMRHL