1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Outubro

Secretaria de Obras começa a montar paredes e tabuleiro de nova ponte em Criúva

Revestimento no fundo do canal e estruturas que sustentam os dois lados estão concluídas

Publicada dia

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) está trabalhando nas últimas etapas da construção de uma nova ponte sobre o Arroio dos Ramos, no distrito de Criúva, junto à Estrada Municipal 396. Todo o revestimento no fundo do canal e as estruturas que sustentam os dois lados estão prontas. A próxima etapa consiste na montagem de paredes que receberão o tabuleiro, e na concretagem do tabuleiro em si, onde se dará a passagem dos veículos. A nova travessia terá o dobro de largura e será mais alta, garantindo maior vazão.

O serviço começou no fim de junho e toda a antiga ponte foi demolida. Conforme análise da divisão de Engenharia Civil da pasta, uma das cabeceiras havia perdido a sustentação há alguns anos, devido a um processo de erosão ocasionado naturalmente pelo escoamento do arroio. Estimada em 40 anos, a estrutura era rústica, com parede de pedras e tabuleiro de concreto armado. A base era apoiada diretamente no curso da água, sem fundações. Após a retirada desse material, foi feita a escavação da área, o desvio temporário do curso do arroio e a instalação das fundações, processo que precisou ser feito em solo seco. O curso natural da água já foi retomado.

“Após a montagem das paredes e a concretagem do tabuleiro, será preciso esperar três semanas para que o concreto adquira a resistência necessária para a estrutura entrar em carga. Com isso, será possível atravessar a ponte e poderemos trabalhar no aterro do outro lado do terreno, deixando-o no mesmo nível do lado que está pronto. Com isso, só restarão as adequações finais”, explica o engenheiro Leandro Pavan, titular da Smosp.

A nova ponte foi fabricada no setor de artefatos de concreto da Secretaria de Obras, projetada pela divisão de Engenharia Civil. A estrutura é de concreto armado, com elementos pré-moldados, e já foi transferida da unidade matriz da Smosp até o local de aplicação.

O trânsito no local está bloqueado até o final dos trabalhos. A comunidade será alertada sobre a continuidade dos serviços, conforme as condições climáticas para execução. O desvio é orientado para a Estrada Municipal José Orceni Silveira Ramos, com ligação à via principal, Estrada Municipal Subprefeito Marcos Augusto Sandri.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Melhoria

A necessidade da nova ponte foi constatada em 2017. Com isso, a estrutura foi projetada e construída ainda naquele ano e ficou aguardando na fila de trabalhos da pasta para instalação. A obra começou após a finalização de outros trabalhos mais urgentes.

A antiga ponte tinha altura de 2,8 metros. A nova terá 4,5 metros. O comprimento era de 5,2 metros, com 4,1 de largura. As medidas passarão para 6 metros de comprimento e 8,5 de largura. Todo o trabalho é desenvolvido internamente, com mão de obra e maquinário próprios da prefeitura. Isso representa uma economia de 30% em relação à contratação de uma empresa.

Assessoria de Imprensa - Smosp