1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Outubro

Smapa celebra 40 anos da Feira do Agricultor com festa para a comunidade

Comercialização é realizada desde 1979 e ocorre atualmente em 34 pontos em Caxias do Sul

Atualizada dia

No próximo dia 23 de novembro, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Associação dos Feirantes de Caxias do Sul (Assofei), celebra os 40 anos de realização da Feira do Agricultor com uma festa para a comunidade. O evento ocorrerá na rua Plácido de Castro, no bairro Exposição, entre 6h e 12h, durante a Feira da Maesa. A comemoração contará com música ao vivo, jogos para crianças, distribuição de brindes e bolo.

A festa será promovida em forma de retribuição aos feirantes e à própria comunidade pela participação de quatro décadas. “Estamos organizando, junto a Associação dos Feirantes de Caxias do Sul, esta celebração com muito carinho e dedicação. Comemora 40 anos é muito marcante e queremos enaltecer o feirante que faz a Feira do Agricultor acontecer. Por este motivo, a festa vai ocorrer durante o horário da nossa maior feira, justamente para que a população possa aproveitar, não só as atrações, mas, principalmente, prestigiar nossos feirantes, que são os astros do evento”, destacou o gerente de comercialização da Smapa, Damito Sartori.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Ruan Alves

Foto por Mateus Argenta

Foto por Ruan Alves

A venda dos produtos iniciou em 1979 na rua Hércules Galló, fruto de diversas reuniões entre a Smapa e os agricultores de Caxias do Sul. O objetivo era valorizar uma das principais atividades econômicas do município e promover um espaço de comercialização para que os produtores pudessem crescer no ramo. Com isso, a comunidade também foi beneficiada, tendo acesso a alimentos de qualidade a valores mais em conta.

Um dos feirantes que participa da comercialização desde a primeira edição, Sinildo Paulo Pellenz, comemora o crescimento da feira. “No início a proposta apareceu para que os produtores pudessem vender suas mercadorias e agora está transformada em uma cultura bonita, onde há diálogo e união de todos os envolvidos”, comentou.

Atualmente, a Feira do Agricultor ocorre de terça a sábado em 34 pontos de Caxias atendendo às demandas dos bairros e da comunidade. São 130 produtores, que oferecem frutas e legumes da região e da época de maior demanda. Já os comerciantes (aqueles que não plantam, apenas revendem) disponibilizam produtos da entressafra ou mercadorias não cultivadas em Caxias do Sul, caso da banana.

“É importante que celebremos esta data de 40 anos para agradecer os agricultores pela participação e lembrar a comunidade que a Feira está viva”, declarou o presidente da Assofei, Roque Menegol.

A programação completa da festa dos 40 anos pode ser conferida nas redes sociais da Feira do Agricultor.

Assessoria de Imprensa – Smapa