1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Outubro

SMS inicia campanha de vacinação contra o sarampo em Caxias

Devem ser imunizadas crianças de seis meses a cinco anos incompletos

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia nesta segunda-feira (07/10) a campanha de vacinação contra o sarampo. A mobilização ocorre em duas etapas. Neste mês, serão imunizadas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em novembro, adultos de 20 a 29 anos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Andréa Dal Bó, explica que a campanha ocorre em todo o país. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, já que a doença voltou a ser registrada no Brasil. Segundo ela, Caxias do Sul não tem casos de sarampo, mas a cidade apresenta baixo índice de imunização, 61%, enquanto o preconizado é 95%.

Andréa afirma que o foco principal são os bebês de seis meses a menos de um ano. Isso porque eles não estão protegidos, pois a dose contra o sarampo não faz parte do seu calendário de vacinação. A imunização habitual contra a doença só começa a partir dos 12 meses. Por esse motivo, a campanha visa atingir especialmente quem tem de seis meses a um ano incompleto, com a chamada dose zero. “As crianças de um a cinco anos incompletos estão sendo chamadas para atualização do calendário. Se estiverem com as doses em dia, não há necessidade de reforço”, esclarece.

A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, no horário habitual de funcionamento de cada serviço. No sábado, 19 de outubro, ocorre o Dia D. Para intensificação da campanha de vacinação, nesta data as UBSs estarão abertas das 8h às 17h.

Para receber a dose é preciso apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Crianças que não tiverem os registros anteriores são consideradas não imunizadas e, portanto, devem ser vacinadas. A vacina aplicada é a tríplice viral que, além do sarampo, protege também contra rubéola e caxumba.

A coordenadora Andréa solicita que população que tiver mais disponibilidade acesse as unidades de saúde preferencialmente às quartas-feiras.

“Estamos em campanha permanente até 25 de outubro. Porém, para evitar desperdício, pedimos aos que puderem que busquem fazer a vacina neste dia da semana. Isso porque o Ministério da Saúde enviou uma quantidade maior de vacinas em frascos multidose. Isso quer dizer que há quantidade suficiente para 10 aplicações em um mesmo frasco. Mas, uma vez aberto, o conteúdo dura poucas horas. Então, se concentrarmos a imunização, teremos menos perda. É apenas uma solicitação, mas quem não puder às quartas-feiras será atendido em qualquer dia. Temos alguns frascos com dose única”, conclui.

A segunda etapa da campanha, para adultos de 20 a 29 anos, está agendada para 18 a 30 de novembro. É indicada para a população desta faixa etária quem não é vacinada ou não tem registro da imunização. O Dia D desta segunda fase ocorre em 30 de novembro.

Assessoria de Imprensa - SMS