1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

2ª edição do programa Intervenção Saúde celebra o tema “Esportes”

Evento foi realizado no último domingo (24/11), no estacionamento da prefeitura

Atualizada dia

A segunda edição do programa Intervenção Saúde, da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), ocorreu neste domingo (24/11), no estacionamento da Prefeitura de Caxias do Sul. A iniciativa busca demonstrar à comunidade diversas práticas que compõem os cinco elementos da Cultura Corporal do Movimento Humano. Nesta edição, o tema “Esportes” serviu como base. Estiveram à disposição da população atividades como pádel, tênis, badminton, voleibol, golfe e golfe adaptado, slackline, basquete, bocha adaptada, além de demonstrações de modalidades como futebol de mesa, skate e tapemball.

Ao todo, mais de 100 pessoas prestigiaram a ação. Além das atividades esportivas, foram oferecidos serviços como suporte e orientação sobre fisioterapia de membros inferiores, teste de acuidade visual e atendimento de psicologia. O evento começou às 15h30, com abertura oficial por parte da titular da Smel, profissional de Educação Física e administradora Marcia Rohr da Cruz. O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Ederson Albuquerque Cunha, também participou. Cada modalidade foi demonstrada e apresentada por profissionais da área, que orientaram a comunidade.

O Intervenção Saúde deste mês ainda teve uma parceria especial com a Diretoria de Proteção Social da SMSPPS. A unidade promoveu a “Corrida pela Paz”, com o objetivo de movimentar o parque com a divulgação do programa Caxias da Paz, pelo qual voluntários atuam na execução de círculos de conversa para resolução de conflitos. A ação não teve cunho de disputa nem distribuição de medalhas.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Pedro Henrique Corá

Foto por Pedro Henrique Corá

Foto por Pedro Henrique Corá

Foto por Pedro Henrique Corá

“O domingo de sol foi essencial para a segunda edição do programa. Junto dos parceiros, realizamos, no estacionamento da prefeitura, atividades que pretendem apresentar a Smel e a Educação Física para nossa cidade. Mudamos de local a fim de facilitar algumas práticas esportivas, principalmente em relação ao piso plano. Também alteramos o horário. Acreditamos que antes das 15h30 o sol prejudicava o evento, e como proposta do Intervenção Saúde, temos que pensar no bem-estar dos participantes”, comentou Marcia.

Para Antônio Almeida, que estava no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) com seu filho e foi até o estacionamento da prefeitura, ideias como o Intervenção Saúde são muito importantes. “É uma ação visivelmente voltada para a gente! Eu participei da primeira edição e já estava ansioso pela próxima. Meu filho adorou a capoeira da outra vez; nesta ficou encantado pelo slackline”, relatou.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Pedro Henrique Corá

Foto por Pedro Henrique Corá

Foto por Pedro Henrique Corá

Foto por Pedro Henrique Corá

Foto por Pedro Henrique Corá

Outro aspecto trabalhado foi o conhecimento de novas modalidades. “Muita gente ainda tem uma impressão distorcida do que é o futebol de mesa. Nós viemos justamente para apresentar a modalidade e mostrar a importância dela. Na associação, temos todos os tipos de campeões, e uma coisa que é característica desse meio é a união! Todo mundo se ajuda, se ensina e se cobra”, contou Alexandre Prezzi, atleta da Associação de Futebol de Mesa (AFM) de Caxias do Sul.

A próxima edição do Intervenção Saúde ocorre em dezembro e terá “Dança” como tema, mais um dos cinco elementos da Cultura Corporal do Movimento Humano.

Assessoria de Imprensa - Smel