1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Três mil pessoas são esperadas na Feira de Aprendizagem Profissional

Ação, que tem o apoio da prefeitura, recebe alunos e aprendizes no Centro de Eventos da Festa da Uva

Atualizada dia

Cerca de três mil pessoas são esperadas na Feira de Aprendizagem Profissional, que termina nesta sexta-feira (29/11), nos Pavilhões da Festa da Uva. Com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, o evento tem como objetivo promover os programas de contratação de jovens aprendizes e conta com o trabalho de diversas unidades municipais.

A feira foi idealizada pelo Fórum de Aprendizagem Profissional da cidade, que reúne instituições formadoras de aprendizes; órgãos públicos, como o Ministério da Economia e o Ministério do Trabalho; além das secretarias municipais da Educação (Smed); do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete); e da Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Lucas Guarnieri, titular da Coordenadoria da Juventude, vinculada à SMSPPS, destaca a importância da ação para os jovens.

“É importante para a inserção do jovem no mercado de trabalho, principalmente nessa fase da vida deles. Com isso eles podem buscar o protagonismo e sua independência financeira, além de começar a construir a carreira profissional”, afirmou.

Guilherme Cordeiro Rodrigues, 18 anos, é aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Nilo Peçanha, no curso de Operador de Processos Logísticos. O jovem destaca a importância que o curso profissionalizante pode trazer para seu futuro.

“Eu sempre quis começar a trabalhar cedo e minha mãe disse que eu deveria começar pelos cursos profissionalizantes. Encontrei o Senai e me identifiquei. Eu aprendo muito sobre economia, e acredito que isso me auxiliará muito no futuro, é um acréscimo ao meu currículo”, comentou.

Augusto Buge da Rosa, 17 anos, estudante do Ensino Médio, ressalta que a feira pode mudar a forma dos jovens pensar sobre o mercado de trabalho. “Ela abre não somente portas, mas também a nossa mente para o que podemos fazer no futuro”, afirma.

A feira conta ainda com o apoio das secretarias municipais da Cultura (SMC) e do Turismo (Semtur), além do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). A iniciativa vai até as 17h desta sexta-feira no Centro de Eventos dos pavilhões.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caxias do Sul