1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Ciclo de palestras realizado pela Smapa atende 150 produtores rurais

Três encontros foram promovidos na comunidade de Criúva nas últimas semanas

Publicada dia

Nos últimos dias 23 e 30 de outubro e 06 de novembro o Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS-POA), vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), promoveu um ciclo de palestras aos produtores rurais de Criúva. Mais de 150 pessoas estiveram presentes. Os encontros trataram de temas diversos e tiveram como objetivo proporcionar um espaço onde as pessoas pudessem se informar sobre assuntos de interesse do meio.

As palestras trataram sobre doenças que acometem os rebanhos e o homem, como exemplo teníase/cisticercose, perigosa por ser transmitida aos humanos. Além disso, também foram dadas orientações sobre previdência, crédito rural, telefonia e internet, saneamento básico rural e o Programa Água Limpa.

A diretora do COPAS-POA destaca a importância de oportunizar encontros informativos à comunidade dos distritos a fim de aproximar a pasta dos produtores e esclarecer suas dúvidas. “As palestras de educação são uma importante fonte de informação aos produtores rurais”, comentou Marília Campos de Lima. “São momentos onde levamos profissionais para esclarecer dúvidas quanto a doenças que podem causar prejuízos econômicos nas propriedades e na saúde das pessoas, como teníase e cisticercose. O envolvimento de várias entidades proporcionou uma maior participação do público, com vários temas de interesse do meio rural”, disse.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Marília Campos de Lima

Foto por Marília Campos de Lima

Foto por Marília Campos de Lima

Juarez Ribeiro de Sales, pecuarista de 62 anos, trabalha com gado de corte em pequena escala há aproximadamente oito anos. Ele compareceu ao encontro. “Acredito que seja de grande importância a nossa comunidade estar conectada com a secretaria e demais instituições, principalmente quando se trata de trazer informações esclarecedoras sobre assuntos de nosso interesse. Foi um encontro muito produtivo”, contou.

O ciclo de palestras foi promovido pelo COPAS-POA em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Inspetoria Veterinária e Zootécnica, Emater/RS, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Procon Caxias do Sul.

Assessoria de Imprensa - Smapa