1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Com tempo firme, Secretaria de Obras intensifica serviços em toda a cidade

Operação Tapa-Buracos e recuperação de redes de drenagem são principais demandas

Atualizada dia

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) aproveitou o primeiro dia de tempo seco após uma série de dias chuvosos para atuar em reparos de locais onde o excesso de água deixou estragos. Nesta quarta-feira (06/11), as equipes de manutenção deram sequência à Operação Tapa-Buracos com asfalto a quente, cobrindo obstáculos que se abriram em diversos locais da cidade. Os consertos em rede de drenagem também tiveram avanço ao longo do dia. No interior, as subprefeituras continuaram trabalhando na limpeza de estradas e no desentupimento de bocas de lobo.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

A Operação Tapa-Buracos atuou nas ruas Rodrigues Alves, bairro Cruzeiro; Travessão Cavalieri Cipolla, bairro São Ciro; Pio XII, bairro Pio X; Professor Luiz Facchin, bairro São José; Moreira César; Amadeo Rossi, bairro Nossa Senhora de Fátima; Doutor Luigi Gallicchio, também no bairro Nossa Senhora de Fátima; Ignez Boff Mazotti, bairro Santa Fé. Outras vias já estão escaladas para atendimento em breve, conforme monitoramento das equipes e registros protocolados no “Alô, Caxias”. Em caso de chuva, a Smosp faz aplicações emergenciais de asfalto ensacado a frio, uma vez que o asfalto tradicional só adere com tempo seco.

Na rua Padre Raul Accorsi, bairro Cruzeiro, o trânsito já está em meia pista entre as ruas Júpiter e da Glória. Pela manhã, a Smosp construiu um corredor de concreto para conduzir o escoamento da água e conter o avanço da erosão. No cruzamento da rua Luiz Modena com a Avenida Fênix, foi feita uma limpeza para garantir o acesso dos moradores. Nos dois pontos, houve deslizamento. O setor de engenharia fará um estudo nos trechos para apurar a causa dos problemas e propor uma solução.

Foto por Luciane Modena

Outro ponto com restrições de acesso é a rua João Andriollo, em Ana Rech. A prefeitura executa obras no local, após a rede de drenagem se romper. A partir desta quinta-feira (07/11), haverá bloqueio total na via por tempo indeterminado. A Smosp está fazendo escavação para avaliar a extensão dos danos e providenciar a substituição. Em caso de chuva, a obra será feita em outra data e o trânsito ficará em meia pista.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Na rua Américo Cadorin, no bairro Jardim América, o trânsito está em meia pista. A rede de drenagem entrou em colapso, uma vez que os canos antigos estavam danificados e cederam. A Smosp está abrindo a rua e fará a substituição de 36 metros de tubos, aproveitando a obra para aumentar a capacidade de vazão no local. Os serviços continuam nesta quinta, em caso de tempo seco.

A subprefeitura de Ana Rech atuou especialmente na Estrada Antônio Sgarabotto, removendo lixo espalhado pela via. Em Criúva, a subprefeitura trabalhou na localidade de São João, removendo o excesso de barro da pista. Quando o solo secar, será patrolado.

Somente nesta terça-feira (05/11), sete deslizamentos de terra foram registrados na cidade, todos já atendidos pela Smosp. Alguns pontos ainda dependem de mais obras, que estão sendo feitas com tempo seco. “Salientamos aos moradores que mais episódios como esse podem ocorrer, uma vez que o solo ainda está encharcado e temos mais previsão de chuva”, ressalta o engenheiro Leandro Pavan, titular da Smosp. Os servidores estão de sobreaviso 24 horas para atender as ocorrências.

Alô, Caxias

Como resultado do período chuvoso, o número de chamados no “Alô, Caxias” teve um salto entre setembro e outubro. Em setembro, foram 306 protocolos para atender questões de saneamento, contra 521 no mês seguinte. Novembro tem tido números semelhantes. Todas as demandas são vistoriadas, para definição de urgências, e encaminhadas para atendimento. A prefeitura ressalta que o canal oficial para solicitar serviços é o “Alô, Caxias”, por meio do telefone 156 ou do site https://sac.caxias.rs.gov.br/. Qualquer cidadão pode abrir gratuitamente o chamado, sendo importante o registro do protocolo para consultas futuras e para organizar os serviços aos cidadãos.

Assessoria de Imprensa - Smosp