1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial lança exposição “Energia”

Ação integra programação do Mês da Consciência Negra em Caxias do Sul

Atualizada dia

A Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), promoveu na última semana a abertura da exposição “Energia”, de Felipe Rodrigues Boeira. A exposição, que integra a programação do Mês da Consciência Negra, conta com seis painéis e está sediada no Centro de Cultura Ordovás até dia 30 de novembro.

A mostra tem como objetivo a preservação da cultura afro e traz em suas telas as forças da natureza através dos orixás das religiões de matriz africana. Segundo o artista Felipe Rodrigues Boeira, 15 anos e estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ivanyr Euclinia Marchioro, essas forças produzem uma energia que, conforme as religiões de matriz africana, auxiliam no dia a dia, ajudando o destino a se tornar mais favorável. Cada elemento da natureza é representado por um orixá diferente.

“São minhas raízes, meus ancestrais. É o que eu acredito. Estou ajudando a quebrar o tabu de falar sobre as religiões africanas”, enfatizou o autor da exposição.
Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Gisele Rizzotto Vedovelli

Foto por Gisele Rizzotto Vedovelli

Foto por Gisele Rizzotto Vedovelli

Foto por Gisele Rizzotto Vedovelli

Foto por Gisele Rizzotto Vedovelli

Foto por Gisele Rizzotto Vedovelli

A caminhada artística de Felipe tem pouco menos de um ano, quando ele foi convidado pelo artista caxiense Andrigo Martins para integrar o Projeto Santa Lata. Foi lá que ele aprendeu e desenvolveu suas técnicas, criando a exposição. “É uma oportunidade que poucas pessoas têm. Eu me encontrei em uma oficina de grafite e isso me trouxe até minha primeira exposição. Com esse trabalho dá pra ver que vale a pena sonhar”, resumiu Felipe.

Mês da Consciência Negra

Com o tema “A força da diversidade”, as ações serão marcadas por cine debates, rodas de conversa, palestras e diversos eventos culturais. A programação visa a reflexão e a celebração da força da pluralidade social e cultural. As atividades seguem até 30/11, são gratuitas e abertas à comunidade. A realização é da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). A programação completa está disponível no site da prefeitura.

Assessoria de Imprensa - SMSPPS