1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

CRAS Sudeste exibe documentário “Caderno de Memórias” para idosos

Usuários assistiram ao curta na Sala de Cinema do Centro de Cultura Ordovás

Publicada dia

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sudeste, da Fundação de Assistência Social (FAS), promoveu, na última sexta-feira (1º/11), a exibição do documentário “Caderno de Memórias” para cerca de 20 idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Amanhecer. A atividade faz parte da celebração do Mês do Idoso e finaliza o trabalho desenvolvido com os usuários. O encontro ocorreu na Sala de Cinema do Centro de Cultura Ordovás.

O curta mostra depoimentos dos usuários sobre o SCFV, suas histórias de vida e relações com o bairro em que residem. O documentário foi elaborado pela equipe do serviço e teve o objetivo de valorizar a participação dos usuários no SCFV, além de estimular a autoestima ao resgatar imagens dos passeios e atividades que os idosos desenvolveram ao longo do ano.

“Além de ser um trabalho complementar ao acompanhamento realizado nos CRAS, as atividades do SCFV também desenvolvem os vínculos sociais e comunitários dos usuários. O documentário, de uma forma inovadora, deu espaço para que eles pudessem falar sobre suas vivências, sejam de vida ou do ambiente ao seu redor. Todo o trabalho feito pela equipe com os idosos serviu para que eles pudessem enxergar a si mesmos, para que percebam que são parte integrante na construção de seus territórios”, comenta a diretora de Proteção Social Básica da FAS, Ana Luiza Viganó.
Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Veronice Paim

Foto por Veronice Paim

Foto por Veronice Paim

Para os idosos, o “Caderno de Memórias” foi uma experiência diferenciada e animadora. O usuário Antônio Elói Ribeiro, 71 anos, participou das gravações e relatou alguns fatos da sua vida. “Eu gosto bastante de ir no serviço e participar do grupo, pois é uma atividade diferente que faço, em vez de ficar em casa. Estou satisfeito com a vida que tive, já que fiz escolhas que me trouxeram até aqui. E a vida boa quem faz é você mesmo”, conta.

Ao final, os usuários confraternizaram e compartilharam entre si a experiência de se verem em uma tela de cinema. O SCFV Amanhecer realiza diferentes atividades com os idosos para que eles ampliem seu universo cultural e social. O serviço tem o objetivo de garantir os direitos dos usuários, priorizando ações com a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Assessoria de Imprensa - FAS