1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

GeoCaxias não disponibilizará atualização do Plano Diretor Municipal promulgado pela Câmara de Vereadores

Ferramenta não consegue traduzir inconsistências do Plano Diretor, que apresenta anexos conflitantes e camadas com duplicidade

Atualizada dia

O Sistema de Informações Geográficas de Caxias do Sul (GeoCaxias), que fica disponível no site da Prefeitura de Caxias do Sul, não mostrará as informações do novo Plano Diretor Municipal, promulgado pela Câmara de Vereadores. O sistema utilizado no GeoCaxias não permite as atualizações do novo Plano, pois não consegue traduzir as inconsistências do documento. Até esta quinta-feira (21/11), o sistema disponibilizava o antigo Plano Diretor.

O software do GeoCaxias é o ARCGIS (Sistema de Gestão de Plataforma de Mapeamento e Informações Territoriais), um dos mais conceituados e avançados no segmento. Os sistemas modernos deste tipo destacam as informações divergentes, gerando, neste caso, visualizações equivocadas ao usuário. Isso porque a sobreposição de zoneamentos diferentes gera conflitos de interpretação e os anexos conflitantes trazem camadas de informações com duplicidade e divergências no regramento. Por isso, a partir de agora, quem acessar o sistema não poderá ver as novas diretrizes do Plano.

Hoje, o GeoCaxias é utilizado, principalmente, para pré-análise de investimentos por corretores de imóveis e para elaboração de projetos por empresas e profissionais da área de engenharia. O meio acadêmico também utiliza a ferramenta para pesquisas, além da população em geral que usa para consultas.

“Isso retardará o processo de análise de viabilidade de investimentos e prejudicará a capacidade de tomada de decisão de profissionais e empresas, uma vez que a população perde o acesso a essas informações em uma ferramenta robusta e prática. O processo ficará muito mais burocrático, manual e poderá até mesmo afastar investimentos externos e internos, atrasando o desenvolvimento da cidade. É um retrocesso para o município, mas estamos de mãos atadas após a promulgação da nova lei”, afirmou o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori.

Agora, sem o Plano Diretor no sistema, a alternativa é buscar o projeto físico, anexos e mapas do novo documento na internet.

Os demais serviços seguem disponíveis no GeoCaxias.

GeoCaxias

O sistema, disponível no site da prefeitura, traz diversos mapas públicos da cidade, que mostram imagens aéreas captadas desde 1955. É possível consultar nomes oficiais de ruas, número de lotes e quadras, e limites dos bairros e das áreas urbana e rural. A consulta aos mapas é pública e gratuita e fica disponível na página inicial do site da prefeitura, em Serviços mais Procurados, no link GeoCaxias.

Assessoria de Imprensa - Seplan