1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

IX Semana Municipal do Empreendedorismo mobiliza mais de duas mil pessoas

Programação ocorreu de 04 a 11 de novembro

Atualizada dia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento realizou a IX Semana Municipal do Empreendedorismo, que abordou o tema “Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo”. A programação da semana reuniu diversas oficinas, palestras, feiras e painéis, além de homenagens em reconhecimento a sindicatos, empresas e órgãos representativos. A programação foi de 04 a 11 de novembro e mobilizou mais de duas mil pessoas.

A solenidade de abertura foi realizada no teatro do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) com a palestra “Lições do Mundo da Moda e Sustentabilidade Empresarial com Paola Reginatto, que contou com a presença de 350 pessoas. Após a palestra, 70 empresas do município foram homenageadas.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Outro destaque foi a entrega do Prêmio Jovem Talento Empreendedor (PJTE) 2019, que recebeu cerca de 700 pessoas no teatro da FSG, premiando nesta edição as categorias: Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio. Foram entregues seis troféus, três certificados e uma menção honrosa. A premiação foi seguida pela palestra “Tendências de consumo, negócios e marketing digital para 2020”, ministrada por Rafael Terra, em parceria com o Sindilojas.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Durante a semana os alunos das escolas estaduais Melvin Jones, Irmão Guerini, João Pilatti e do Senai Mecatrônica participaram das oficinas “100% em seu Sonho” e “Borracha e Lápis para o seu coração!”, com Simone Forlin, da diretoria do Grupo Setorial Economia Criativa da Microempa; “Lego Serious Play” com a professora Elóide Pavoni, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); “Pitch do Acelera Serra: encante e venda sua ideia em um minuto”, com Rodrigo Dal Pizzol e “Educação Empreendedora com uso do Scamper”, com Márcio Marins, do Centro Universitário Uniftec; além da “Oficina de Canvas do Acelera Serra”. Essas atividades mobilizaram mais de 180 alunos.

O Centro Administrativo ainda recebeu a formatura de 130 alunos que fizeram parte da 6° edição do programa Arte de Empreender, que capacitou comunidades dos distritos de Criúva, Vila Cristina, Vila Oliva e Forqueta. Nessas localidades, foram promovidos os cursos de Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Bolachas e Salgados Caseiros, Aplicação Correta de Defensivos Agrícolas, Construção e Manejo de Estufas, Operador de Tratores Agrícolas e Compostagem Húmus e Substratos. Já o Desvio Rizzo, Ana Rech, Santa Lúcia e Fazenda Souza formaram alunos das oficinas de artesanato em parceria com o Banco de Vestuário.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

“A Semana do Empreendedorismo bateu importantes recordes nesta edição, mais de 700 pessoas prestigiaram em uma única noite a premiação do Jovem Talento Empreendedor, além de diversos workshops, oficinas, palestras e demais atividades durante a semana, enfocando os movimentos de inovação que estão se consolidando em nossa cidade. Estamos contentes com os números e resultados apresentados, que provam o esforço conjunto e colaborativo das mais de 20 entidades que ajudam a Secretaria do desenvolvimento econômico a organizar a semana”, avaliou o titular da Sdete, Emílio Andreazza.

A IX Semana Municipal do Empreendedorismo tem o objetivo de evidenciar e reforçar a vocação empreendedora de Caxias do Sul e reconhecer o papel de empresas que contribuem para a economia da cidade distribuindo renda e gerando inclusão social, além de incentivar o trabalho desenvolvido por instituições de ensino, religiosas e sociais.

Assessoria de Imprensa - Sdete