1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Obras de pavimentação e infraestrutura na rua Dom José Barea iniciarão em janeiro

Investimento municipal é de cerca de R$ 690 mil; serviços devem se estender por quatro meses

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul iniciará no dia 02 de janeiro de 2020 as obras de pavimentação e infraestrutura na rua Dom José Barea, no bairro Exposição. Planejado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), o projeto prevê melhorias no trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Andrade Neves e na rua Dom Antônio Passagi, entre a Dom José Bárea e a rua Tronca. O investimento na obra é estimado em R$ 691.774,40. A previsão é que as melhorias sejam entregues à comunidade em até quatro meses a partir do início dos trabalhos.

A publicação do contrato entre a prefeitura e a empresa Dalfovo Construtora, vencedora da licitação, foi realizada nesta semana. De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, esse intervalo de tempo entre a contratação e o começo dos trabalhos no local ocorre para que os serviços iniciais não impactem negativamente no deslocamento das pessoas, principalmente neste período de fim de ano. Além disso, a empresa responsável pelo serviço está com férias coletivas dos funcionários programadas a partir de 18 de dezembro, o que ocasionaria em interrupção nos trabalhos após o início dos serviços.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

O planejamento da obra prevê a execução de serviços de pavimentação asfáltica, terraplanagem, sistema de drenagem e serviços complementares ao longo da via, como sinalização viária, por exemplo. O cronograma da obra prevê ainda que os paralelepípedos existentes nos locais serão removidos e destinados à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), que reutilizará o material em outras demandas da cidade.

“Vamos iniciar o próximo ano com um importante investimento em mobilidade. E estamos programando o começo dos trabalhos em um período de férias, quando a cidade estiver mais vazia, procurando sempre impactar o menos possível no tráfego de veículos”, destacou o secretário.

Soares reforça que o investimento municipal na Dom José Barea busca elevar a qualidade da via e torná-la uma alternativa de circulação do trânsito no sentido Oeste/Leste da cidade, equilibrando e reduzindo o tráfego de veículos na rua Sinimbu. O local também é uma via utilizada pelo transporte coletivo urbano. “É cada vez mais importante que o motorista utilize outras vias da nossa cidade que possibilitem chegar aos mesmos destinos. A Dom José Barea é um exemplo e receberá melhorias para que funcione cada vez mais como uma opção de tráfego para a saída da área central”, explica.

A previsão é que os serviços iniciais, de drenagem, provoquem interrupção parcial no tráfego de veículos no trecho. O estacionamento de veículos no lado esquerdo será desativado para o andamento da obra. Posteriormente, haverá bloqueios totais, como para a retirada dos paralelepípedos, que serão comunicados previamente pela SMTTM.

Assessoria de Imprensa - SMTTM