1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Oficinas de Ecossistema Colaborativo incentivam jovens a empreenderem

Atividades integraram programação da IX Semana Municipal do Empreendedorismo

Publicada dia

O fomento de uma cultura empreendedora e o estímulo ao aprendizado de técnicas de lógica e raciocínio por meio de atividades práticas pautaram o trabalho desenvolvido nas Oficinas de Ecossistema Colaborativo. Essa ação, que integrou a IX Semana Municipal do Empreendedorismo, ocorreu até esta quinta-feira, 07/11, no Instituto Senai Mecatrônica. Participam das atividades gratuitas estudantes e professores do Ensino Médio da rede pública do município. O projeto contou com um desafio empreendedor, em que os grupos de estudantes participaram de uma rodada de apresentações de projetos de inovação desenvolvidos nas escolas, sendo avaliados por uma banca de parceiros.

Trabalhos das escolas Melvin Jones, Irmão Guerini e João Pilatti, sobre a importância do braile para inclusão de deficientes visuais, comedouros recicláveis para animais de rua, e plástico biodegradável, respectivamente, foram premiados. “Através do conhecimento da relação das necessidades dos deficientes visuais foi possível sugerir melhorias quanto à forma de aquisição e consumo de bebidas, entre outros produtos”, destacou a participante do projeto vencedor Mônica Silva, da escola Melvin Jones, cujo trabalho apresentou a proposta de informações em braile nas latas e embalagens de produtos.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Lucas Guarnieri

Foto por Lucas Guarnieri

Foto por Lucas Guarnieri

Foto por Lucas Guarnieri

Foto por Lucas Guarnieri

Os estudantes das escolas participantes e alunos do Senai Mecatrônica ainda participaram da palestra “Ser Feliz na Vida Pessoal e Profissional”, com o consultor Rogério Gava. Antes, na quarta e na terça, os participantes receberam as oficinas “100% em seu Sonho” e “Borracha e Lápis para o seu coração!”, com Simone Forlin, da diretoria do Grupo Setorial Economia Criativa da Microempa; “Lego Serious Play”, com a professora Elóide Pavoni, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); “Pitch do Acelera Serra: encante e venda sua ideia em um minuto”, com Rodrigo Dal Pizzol e “Educação Empreendedora com uso do Scamper”, com Márcio Marins, do Centro Universitário Uniftec; além da “Oficina de Canvas do Acelera Serra”.

As atividades contaram com apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias (Simecs), Associação da Empresas de Pequeno Porte do RS (Microempa) e da Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), a nona edição da Semana Municipal do Empreendedorismo tem diversas ações programadas até dia 11 de novembro, sob o tema “Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo”.

Assessoria de Imprensa - Sdete