1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Prefeito Daniel Guerra confere andamento dos trabalhos para abertura da nova UPA Central 24h

Chefe do Executivo checou a reforma do local e acompanhou a entrega dos primeiros equipamentos

Atualizada dia

O prefeito Daniel Guerra esteve, neste domingo (03/11), nas instalações da futura Unidade de Pronto Atendimento Central 24 Horas (UPA Central 24H). Ele conferiu a reforma do local, a entrega de equipamentos e o andamento geral dos trabalhos para abertura do novo serviço.

Os procedimentos necessários para colocar a unidade em funcionamento estão na reta final. A obra física está concluída. Os primeiros equipamentos médico-hospitalares chegaram neste domingo (03/11). Entre o material entregue, há leitos, macas e poltronas. Os móveis sob medida também já estão sendo montados no local. Nos próximos dias, chegam os instrumentos médicos de menor porte e os móveis prontos.

O chefe do Executivo reafirmou a meta de colocar a unidade em funcionamento até 31 de dezembro.

“O ritmo de trabalho é intenso. Até o final do ano, entregaremos à população este presente. Será um serviço diferenciado, com infraestrutura renovada e setores de atendimento ampliados. Um investimento superior a R$ 5,5 milhões para garantir assistência plena e de qualidade, honrando o compromisso que assumimos com a comunidade”, disse.
Galeria de imagens
1 de 7 imagens

Foto por Petter Kunrath

Foto por Petter Kunrath

Foto por Petter Kunrath

Foto por Petter Kunrath

Foto por Petter Kunrath

Foto por Petter Kunrath

Foto por Petter Kunrath

Daniel Guerra ainda valorizou o esforço conjunto da administração para a abertura da nova UPA Central 24H. “O trabalho em equipe está sendo fundamental. Além do envolvimento direto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o olhar técnico que um serviço de urgência emergência precisa ter, contamos com o apoio das secretarias do Planejamento (Seplan), no projeto e acompanhamento da obra; de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), no encaminhamento de diversos processos licitatórios; de Gestão e Finanças (SMGF), que entendeu a importância deste investimento e de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), que auxiliou em adequações do prédio e no transporte dos materiais”, destacou o prefeito.

O titular da Saúde, Júlio Freitas, acompanhou o prefeito.

“O que presenciamos é a materialização do projeto proposto pelo prefeito Daniel Guerra há cerca de um ano. Além das melhorias no espaço físico e do aumento da capacidade de atendimento, teremos, a partir do fim deste ano, uma equipe de profissionais capacitada para acolher a população e prestar um serviço de excelência”, afirmou.

A primeira-dama do município, Andréa Marchetto Guerra; o chefe de Gabinete, Chico Guerra; e o titular da SMOSP, Leandro Pavan, também participaram da visita. A diretora executiva da SMS, Andresa do Amaral; e o diretor da Rede de Urgência e Emergência, Fábio Baldisseroto, acompanharam o grupo.

Ampliação do número de leitos e de poltronas de observação, sala exclusiva para inalação, dois novos quartos de isolamento de curta duração, central de gases medicinais e acesso exclusivo para ambulâncias e macas são alguns dos diferenciais do novo serviço de urgência e emergência. Com essa reforma, será possível pleitear ao Ministério da Saúde a habilitação do local como Unidade de Pronto Atendimento Nível III (UPA III). Com isso, a prefeitura poderá receber até R$ 525 mil por mês dos governos federal e estadual, como ajuda de custeio. O antigo Postão era mantido exclusivamente com verbas oriundas da arrecadação municipal.

Assessoria de Imprensa - SMS