1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Prefeito Daniel Guerra determina realização do quarto mutirão de consultas especializadas

Mais de 600 pessoas devem ser beneficiadas com avaliação médica, exames e atendimento psicológico

Atualizada dia

O prefeito Daniel Guerra determinou à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a realização de mais um mutirão de consultas. A ação ocorre neste domingo (01/12). Serão disponibilizados mais de 600 atendimentos em oito diferentes especialidades, além de exames e testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. A novidade desta quarta edição é a oferta de vacinas para adultos.

Os usuários serão atendidos no Centro de Especialidades em Saúde (CES), das 8h às 17h. Cardiologia, dermatologia, neurologia, ortopedia, reumatologia, gastroenterologia, fonoaudiologia e psicologia são as áreas contempladas. Nicole Golin, diretora de especialidades da SMS, informa que as consultas já foram agendadas. Nesta semana, a equipe de trabalho está, novamente, confirmando o atendimento com os usuários, visando evitar faltas.

O prefeito Daniel Guerra afirma que os mutirões são uma ferramenta consolidada deste governo para redução das históricas filas por atendimento.

“Cerca de 1,5 mil usuários foram beneficiados nas edições anteriores. Agora, mais 600 pessoas. Já diminuímos em cerca de 80% a lista de espera para ortopedista e neurologista e zeramos a fila para pequenas cirurgias. E vamos continuar avançando com esta iniciativa. Isso é priorizar a saúde”, declara.

O secretário municipal da Saúde, Júlio Freitas, destaca a participação de diferentes serviços na realização do mutirão.

“O objetivo é prestar um atendimento resolutivo. O usuário terá consulta, exames, a possibilidade de já agendar algum outro procedimento solicitado e os remédios à disposição. Tudo em um único dia. Essa ação demonstra o empenho desta administração em melhorar a vida das pessoas”, diz.
Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Acervo Prefeitura / Adriano Chaves

Foto por Acervo Prefeitura / Adriano Chaves

Foto por Acervo Prefeitura / Adriano Chaves

A Vigilância Epidemiológica vai participar do mutirão pela primeira vez, disponibilizando as vacinas contra a Hepatite B e a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). A primeira será ofertada a todos os adultos que não tiverem comprovação vacinal. A segunda para a faixa etária dos 20 aos 49 anos, que também não tenham registro da aplicação. Não é necessário agendar para receber as doses. Basta se dirigir à sala de vacinas, preferencialmente com o Cartão de Vacinação, para verificação e registro.

O Serviço Municipal de Infectologia vai realizar testes rápidos para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Para fazer esses exames também não é preciso marcar horário.

Os atendimentos psicológicos deste domingo (01/12) serão conduzidos pela equipe do Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (Cais Mental). Mais de 200 usuários foram chamados para participar dos grupos terapêuticos. Elizabete Bertele, diretora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, explica que os pacientes sairão do mutirão com a data do próximo encontro já agendada, garantindo a continuidade do tratamento.

Exames como eletrocardiograma, espirometria e coletas laboratoriais também serão realizados no próprio CES. A Central de Exames, que funciona junto ao prédio da SMS (rua Marechal Floriano, 421, 2º andar), fará radiografias para os pacientes atendidos no mutirão. O Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), localizado no 2º andar da SMS, abrirá para que a população possa agendar, de imediato, os procedimentos solicitados. A Farmácia Básica também funcionará, possibilitando que os usuários retirem os medicamentos prescritos logo após a consulta médica.

Consultas médicas ofertadas

Cardiologia: 164

Gastroenterologia: 80

Ortopedia: 72

Dermatologia: 32

Neurologia: 16

Reumatologia: 16

Total: 380

Outros atendimentos de saúde

Fonoaudiologia: 48

Psicologia: 200

Total: 248

TOTAL GERAL: 628 atendimentos

Assessoria de Imprensa - SMS