1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Prefeitura reconhece talento com premiação de jovens empresários de Caxias do Sul

Solenidade de entrega do PJTE 2019 ocorreu na noite desta terça-feira (05/11)

Atualizada dia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) realizou a solenidade de entrega do Prêmio Jovem Talento Empreendedor 2019 nesta terça-feira (05/11), no teatro da FSG Centro Universitário. A edição deste ano contou com quatro categorias: Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio. Também foi entregue uma menção honrosa a uma personalidade de Caxias do Sul com papel importante no empreendedorismo local. Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas a primeira-dama do Município, Andrea Marchetto Guerra.

O objetivo do PJTE é incentivar, valorizar e reconhecer jovens empreendedores do município com idade entre 18 e 35 anos, proprietários ou administradores de empresa com sede em Caxias com no mínimo um ano de atividade. “Não é fácil empreender no Brasil e no RS, principalmente sendo jovem. Agradeço ao meu time, da Esfera, aos familiares e também a minha sócia, por dividir os dias comigo e ganhar essa premiação. Muito obrigada”, disse Viviane De Cesaro, uma das vencedoras da categoria Serviços com a Esfera Assessoria. Além dela, também foram premiados Cléber Cidade com a Link Marketing e Radamés Parmeggiani com Afianci Global Networking.

Na categoria Agronegócio quem venceu foi a Cogulife, de Guilherme Simioni. Na categoria Indústria o destaque foi para a Vex Tecnologia, de Michel Bitencourt. Na categoria Comércio o premiado foi o Outlet das Fábricas, de Romeu Donada. Além de troféu e certificado, os vencedores também ganharam a oportunidade de participar do seminário de imersão Empretec, do Sebrae, e entrada gratuita para o evento Mind7 2020. Já a menção honrosa de 2019 foi entregue para Rui Alberto Cassina.

“Nesta edição tivemos mais de 30 empresas participantes. Aquelas que aqui estão são exemplo em inovação e espírito empreendedor dos jovens gestores. A escolha das vencedoras não foi tarefa fácil devido ao alto nível dos jovens finalistas. Essas pessoas são merecedoras da nossa confiança e credibilidade porque elas têm brilho no olho e motivação, podendo fazer um Brasil mais desenvolvido e de mais sucesso”, enfatizou Antônio Fernando Rosa Dini, coordenador dos cursos de negócios da UniFtec e um dos avaliadores do PJTE 2019.
Galeria de imagens
1 de 18 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Emílio Andreazza, titular da Sdete, também enalteceu o trabalho do jovem empresariado. “Hoje estamos aqui homenageando jovens empresários que, mesmo sabendo o quanto é difícil empreender no Brasil e, especialmente, no Rio Grande do Sul, não optaram pela saída mais fácil, que pra muitos jovens brasileiros têm sido o caminho do aeroporto, pra começar sua vida profissional em outros países com todas as dificuldades que temos. Nossos parabéns, em nome do prefeito Daniel Guerra, por continuarem nessa trajetória, de insistir com perseverança para o desenvolvimento dos seus negócios e gerar riqueza para nossa cidade”, enfatizou Andreazza.

As ações da IX Semana Municipal do Empreendedorismo seguem até 11 de novembro com diversas oficinas, palestras, feiras e painéis. Este ano, o evento tem como tema o “Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo”. Entre as atividades estão Oficinas de Pitch do Acelera Serra: “Encante e venda sua ideia em um minuto”, Lego Serious Play e Ciclo de Palestras da Sala do Empreendedor. Também haverá formatura das voluntárias do Programa Arte de Empreender e bate-papo com Renan Isoton sobre “Economia, Novo Consumidor e Ações Sustentáveis na Moda”. Destaque ainda para a discussão de temas como Empreendedorismo Digital, Criptoeconomia e Blockchain, Inovações Tecnológicas e Empresas 4.0.

Rafael Terra

Além de comemoração, a noite também foi de aprendizado. O Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), por meio do projeto “Siga o Líder”, promoveu a vinda do CEO da empresa Fabulosa Ideia, Rafael Terra. Ele conduziu uma palestra sobre as “Tendências de consumo, negócios e marketing digital para 2020”.

Na oportunidade, o profissional enfatizou o poder das redes sociais para o crescimento das empresas. “Há 10 anos, quando comecei esse trabalho na agência, precisava de muito convencimento aos empresários para investir no digital. Hoje, as empresas já não têm mais escolha. Ou entram nesse nicho, ou saem perdendo. A adaptação é inevitável e essencial”, analisou Rafael. Ele deu 60 dicas de marketing digital para que os negócios sejam bem-sucedidos e as vendas das marcas sejam impulsionadas no mercado.

A entrada para a palestra foi gratuita, mas sugeriu-se a doação de um quilo de alimento não perecível. Aproximadamente 300 quilos foram entregues ao Banco de Alimentos da prefeitura e ajudarão mais de 100 entidades parceiras do Município a servir refeições destinadas a pessoas em vulnerabilidade social. Mais de 700 pessoas participaram do evento.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Assessoria de Imprensa - Sdete