1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Secretaria da Saúde abre postos móveis para vacinação de adultos contra o sarampo

Nesta última semana da campanha (25 a 30/11), as doses para pessoas de 20 a 29 anos são ofertadas em universidades, shoppings e nas Unidades Básicas de Saúde

Atualizada dia

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo entra na reta final. A segunda etapa da mobilização, que tem como público-alvo adultos de 20 a 29 anos, termina neste sábado (30/11). As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caxias do Sul. Com o objetivo de facilitar o acesso à prevenção, no decorrer desta semana (26 a 30/11), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também estará com postos móveis de imunização em universidades e shoppings.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Andressa Boeira

Foto por Andressa Boeira

Nesta terça-feira (26/11), uma equipe da SMS ocupa o Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul (UCS), das 16h30 às 21h. Na quarta-feira (27/11), é a vez do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). As doses serão ofertadas das 18h às 21h30 no Bloco B, próximo à área verde. Na quinta-feira (28/11), o posto móvel será montado na UniFtec, no 1º andar do Bloco Principal, sala 117, das 18h às 21h30.

No sábado (30/11), ocorre o Dia D da mobilização. Todas as UBS’s estarão abertas, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, exclusivamente para vacinação dos adultos de 20 a 29 anos. Nesta mesma data, ainda haverá postos para aplicação das doses nos shoppings Iguatemi e Bourbon San Pellegrino, das 10h às 16h30.

Andréa Dal Bó, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, afirma que mais de 73,8 mil pessoas devem ser vacinadas em Caxias do Sul. A meta é atingir pelo menos 95% desta população.

“O objetivo é aumentar a cobertura vacinal. Embora o município não tenha casos confirmados de sarampo, a doença voltou a ser registrada no Brasil”, explica.

A campanha é seletiva, ou seja, só deve receber a vacina quem nunca foi imunizado ou está com o esquema incompleto. Por isso, é importante apresentar o Cartão de Vacinação, para conferência, além do Cartão SUS.

Em outubro, ocorreu a primeira etapa da campanha, que vacinou crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Neste mês, o foco são os adultos jovens. Andréa esclarece que, passado o período de campanha, as doses continuam disponíveis, de forma permanente, em todas as UBS's para aplicação de rotina conforme o calendário vacinal.

Pessoas de um a 29 anos de idade necessitam de duas doses com componente contra o sarampo para serem considerados imunizadas. Indivíduos de 30 a 49 anos precisam de uma dose. Profissionais da área da saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para serem considerados imunizados.

Assessoria de Imprensa - SMS