1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Secretaria Municipal da Educação cria banco de dados para futuros jovens aprendizes

Iniciativa visa facilitar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho

Atualizada dia

Objetivando facilitar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, a Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Rio Grande do Sul, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), criou um banco de dados com informações de estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) que estejam interessados em entrar no mercado de trabalho como jovens aprendizes.

Os dados serão encaminhados à coordenadora da aprendizagem na Superintendência, Dra. Denise Brambilla, para futuras oportunidades. As inscrições dos estudantes ocorreram entre o período de 6 a 26 de novembro e totalizou 194 jovens cadastrados. Entre os requisitos, estavam estar cursando os anos finais do Ensino Fundamental, Turmas de Aceleração ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), ter entre 14 e 23 anos, ter ciência e concordância dos pais ou responsáveis e possuir frequência escolar em 2019.

Para a assessora referência de projetos da Smed, Luciane Marcon, a criação do banco é importante, pois visa auxiliar no processo da aprendizagem profissional, já que armazena todas as informações dos jovens em um único espaço.

“Queremos, principalmente, facilitar a aproximação com as empresas, ampliando a oportunidade do primeiro emprego”, afirma.

Feira de Aprendizagem Profissional

Ao longo desta quinta-feira (28/11) e sexta-feira (29/11), ocorre a primeira edição da Feira de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, nos Pavilhões da Festa da Uva. O evento busca promover os programas de contratação de jovens aprendizes da região. Nesta quinta-feira, cerca de 130 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Rosário de São Francisco, Ramiro Pigozzi e João de Zorzi participaram da feira.

Para a estudante do 9º ano da Escola Municipal Rosário de São Francisco, Andreina Amorim, o evento é importante para o seu futuro.

“Tudo o que eu aprender aqui hoje eu vou tentar levar para o meu cotidiano. Tenho muito interesse em entrar no mercado como jovem aprendiz e acredito que esse evento seja muito válido para adquirir conhecimento”, ressalta.

A professora de Educação Física da escola, Raquel Girardi, que acompanhou a turma até a feira, conta que o evento busca inspirar os jovens.

“É muito importante ver empresas que apostam na aprendizagem, que incluem a formação e a inserção no mundo do trabalho, valorizando o jovem aprendiz”, destaca.
Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Carolina Canton

Foto por Carolina Canton

Foto por Carolina Canton

Foto por Carolina Canton

Foto por Carolina Canton

Assessoria de Imprensa - Smed