1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

SMTTM inicia instalação de semáforos para pedestres em esquinas da Júlio de Castilhos

Com novas sinaleiras, administração chegará a marca de 45 sinaleiras para quem anda a pé implantadas desde 2017

Atualizada dia

A circulação de pedestres em busca das tradicionais compras de fim de ano em estabelecimentos da avenida Júlio de Castilhos, uma das mais movimentadas do Centro, ficarão mais seguras. Isso porque a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) iniciou a instalação de semáforos e tempos fixos para travessia em quatro pontos da via. A primeira, no cruzamento com a rua Visconde de Pelotas, já está em funcionamento. Até o final de novembro a unidade prevê a ampliação da presença das sinaleiras nas esquinas da Júlio com a Garibaldi, Marechal Floriano e Moreira César.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

A ação faz parte de um planejamento da SMTTM que busca implementar o tempo exclusivo para pedestres em esquinas da área central para levar mais segurança à comunidade e contribuir com menos riscos de atropelamento. Todos os novos locais terão tempo fixo, ou seja, onde a pausa no tráfego de veículos será automática, sem a necessidade de acionamento por botoeira.

“Esses cruzamentos que receberão os semáforos são críticos para quem está a pé. Muitas vezes eles precisam se arriscar em meio aos veículos para poder circular na Júlio, que é uma região predominantemente comercial. E estamos viabilizando essa ação antes das tradicionais compras de fim de ano, ou seja, quando haverá mais pessoas circulando pela área central, muitas delas desatentas e podendo ser um fator de risco para a ocorrência de acidentes”, pontuou o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares.

Com a conclusão dos quatro novos equipamentos na Júlio de Castilhos, a SMTTM chegará a marca de 45 sinaleiras para pedestres instaladas nesta administração. Soares destaca que a prioridade na implantação dos equipamentos são os locais com maior circulação de pessoas, principalmente escolas e pontos considerados críticos para a circulação de pessoas. Neste ano, por exemplo, a pasta autorizou a operação de semáforos no cruzamento da rua Cremona com a RSC-453, que protege o pedestre desde abril. Outra ação importante foi na BR-116, em frente à Estação Principal de Integração (EPI) Imigrante.

“São 45 novas oportunidades de travessia segura para as pessoas. Tudo isso é resultado de um planejamento de analisar os locais, de implementar o terceiro tempo exclusivo para pedestres e fazer com que isso represente em mais proteção à comunidade. Por isso é fundamental que o pedestre aguarde o sinal verde e somente faça a travessia quando o semáforo indicar”, orienta Soares.

Assessoria de Imprensa - SMTTM