1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Novembro

Titular da Seplan apresenta ações da prefeitura e atualiza andamento dos trabalhos do novo aeroporto para lideranças da Serra

Encontro, de iniciativa do senador Luiz Carlos Heinze, aconteceu na tarde desta sexta-feira

Atualizada dia

O novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha foi pauta de um encontro na tarde desta sexta-feira (29/11) em Caxias do Sul. O secretário municipal do Planejamento, Fernando Mondadori, apresentou as ações que a prefeitura vem fazendo para a construção do empreendimento, o andamento dos trabalhos e também destacou o desenvolvimento econômico que o novo aeroporto trará para Caxias do Sul e região.

A apresentação abordou três aspectos: Plano Aeroviário Nacional, Investimentos e Desenvolvimento, e Complexo Aeroportuário. Para começar, o secretário ressaltou o posicionamento estratégico do novo aeroporto para atender toda a Serra Gaúcha.

“O aeroporto tem uma área de captação de 53 municípios da região e fica próximo de muitas cidades, como Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Farroupilha e Cambará do Sul. São exemplos de municípios que têm apelo turístico e isso mostra como o aeroporto é estratégico para a região”, afirmou Mondadori.
Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

O secretário também destacou que o futuro aeroporto gerará “corredores de desenvolvimento” na região, englobando as áreas das estradas que ligam Caxias do Sul-Vila Oliva e Vila Oliva-Gramado.

“Essas áreas terão um gigantesco desenvolvimento urbano, com a implantação de toda uma infraestrutura hoteleira e de logística. São vias de acesso que precisam de ações legislativas e de captação de recursos para que possamos viabilizar melhorias”, acrescentou.

Outro ponto ressaltado na apresentação foi a assinatura do Termo de Compromisso (TC), marcada para a próxima semana em Brasília, entre Prefeitura de Caxias do Sul e União, que formaliza o repasse federal de R$ 200 milhões de reais para a construção do empreendimento. Junto ao TC, também será encaminhado o cronograma de obras do aeroporto.

“Temos que trabalhar com a ideia de unidade para a Serra Gaúcha. O secretário da Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, já nos demonstrou que o aeroporto da Serra é o de Vila Oliva. Então, precisamos unir forças para essa obra. Essa é uma causa que a região tem que abraçar, assim como Caxias do Sul está abraçando”, comentou o senador Heinze.
Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Além de empresários e representantes da região, também participou do encontro o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), ligada ao Ministério da Infraestrutura, Arthur Lima, que ouviu à apresentação. A empresa pública é responsável por prestar serviços na área de projetos, estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento da infraestrutura, logística e transportes no Brasil. Os secretários municipais do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza; e do Urbanismo, Mirangela Rossi, também estiveram presentes.

Foto por Mateus Argenta

Assessoria de Imprensa - Seplan