1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Dezembro

CREAS Norte e Sul promovem bate-papo “Lugar de Mulher é...”

Atividade faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Atualizada dia

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) Norte e Sul, da Fundação de Assistência Social (FAS), realizaram, na tarde de segunda-feira (03/12), o bate-papo “Lugar de Mulher é...” para cerca de 20 usuários. A atividade ocorreu na Biblioteca Parque Largo da Estação e integrou a campanha 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, desenvolvida pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).

Antes do bate-papo, os usuários puderam completar os cartazes com frases alusivas às agressões cometidas contra as mulheres em ambiente familiar ou pela sociedade. Os cartazes foram produzidos pelos jovens e adolescentes que participam do projeto “Socioeducação através da Arte e da Música”, promovido pelo Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) de Caxias do Sul.

Após, ocorreu a exibição de alguns vídeos sobre a luta das mulheres pela garantia de seus direitos e sobre o machismo presente em situações do cotidiano. Em alguns momentos, as usuárias partilharam suas vivências de violência, além de relatarem o apoio recebido pelos órgãos de segurança e pela equipe do serviço.

“O bate-papo foi importante para as usuárias, pois ao relatarem suas vivências e, ao mesmo tempo, trocarem experiências de como foram recebidas pela rede, as mulheres acabaram se fortalecendo e criando um momento de apoio para todas que sofreram essa violência”, relata a assistente social Franciele Fernandes, mediadora do bate-papo.

As equipes técnicas dos CREAS atendem famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados ao sofrerem algum tipo de violência física, psicológica ou forma de negligência. Também é no CREAS que mulheres vítimas da violência cometida pelos ex-companheiros são acompanhadas pela equipe.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Veronice Paim

Foto por Veronice Paim

Foto por Veronice Paim

Foto por Veronice Paim

“Quando as mulheres são encaminhadas ao CREAS, elas chegam com muitos tabus e dúvidas sobre como buscar os seus direitos e garantir sua proteção. Por isso que esta atividade é importante, pois é um espaço para debater essas questões e dialogar as raízes históricas, culturais e sociais do machismo”, explica a assistente social.

A campanha 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres segue até a próxima terça-feira (10/12). Nesta quarta (04/12), às 9h, ocorrerá o cine debate “Violência Doméstica: por que elas não vão embora?”, no auditório do Centro Administrativo. Também na quarta-feira, às 19h, haverá o painel “Saúde das mulheres e direitos sexuais e reprodutivos”, no Anfiteatro Vereador Marino Kury, da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Assessoria de Imprensa - FAS