1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Janeiro

Prefeito Cassina recebe convite da Mesa Diretora para parcerias e abertura do ano legislativo

Presidente Ricardo Daneluz e vereadores Alceu Thomé (2º vice), Tatiane Frizzo (1ª secretária) e Alberto Meneguzzi (2º secretário) estiveram na Prefeitura nesta terça-feira

Atualizada dia

O Prefeito Flávio Cassina recebeu nesta terça-feira (28/01) os parlamentares que integram a Mesa Diretora do Legislativo caxiense. Na visita, o presidente da Câmara, Ricardo Daneluz/PDT, e os vereadores Alceu Thomé/PTB (2º vice), Tatiane Frizzo/Solidariedade (1ª secretária) e Alberto Meneguzzi/PSB (2º secretário) convidaram o Chefe do Executivo para parcerias e para abertura do ano legislativo. A secretária de Governo e chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos, a diretora-geral da Câmara, Danúbia Boeira dos Santos Verza, a diretora Legislativa, Eliana Tedesco, e o chefe de Comunicação, Denerlei Antonioli também acompanharam o encontro.

Daneluz apresentou a Cassina um projeto que a Câmara pretende iniciar no próximo mês chamado Jogue Limpo por Caxias. A partir de ações ambientais que já vem sendo adotadas no prédio do Legislativo, como a instalação de placas fotovoltaicas, para captação da energia solar, o presidente ressaltou que o novo projeto busca intensificar a redução de materiais de consumo que impactam no meio ambiente e trabalhar a conscientização em torno de atitudes ecológicas. “Em breve, pretendemos implantar uma campanha de redução de copos plásticos nos diferentes setores e gabinetes, substituindo-os por canecas reutilizáveis. Também diminuir a produção de papéis e incentivar o uso dos sistemas eletrônicos. Guiados pelo conceito de sustentabilidade, queremos expandir essas ações pela cidade e contar com apoio da prefeitura, por meio principalmente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma)”, informou Daneluz.

O parlamentar ressaltou, ainda, a necessidade de a Câmara e a prefeitura renovarem um convênio que existe desde 2010 para a consolidação de leis municipais, com o objetivo de disponibilizar à comunidade o acesso à legislação que está em vigor de forma rápida e fácil no site do Parlamento (www.camaracaxias.rs.gov.br). Outro propósito é tentar integrar o programa de protocolo eletrônico e acompanhamento de projetos e documentos da Câmara (Sistema de Gerenciamento de Processo Legislativo Legix) entre os dois poderes.

A Mesa Diretora também solicitou à Prefeitura a autorização para inserção no Diário Oficial do Município conteúdos que exigem publicação legal por parte da Casa. Por fim, Daneluz disse que aguarda o Prefeito na Câmara no próximo dia 4 de fevereiro, para a primeira sessão ordinária de 2020.

O Prefeito Cassina e a secretária Grégora se mostraram receptivos diante das proposições da Mesa. “Nosso desejo é manter uma boa sintonia com a Câmara, em ações como essas”, adiantou o chefe do Executivo. Durante a conversa, o Prefeito e os vereadores também trataram da situação financeira do município e de demandas no segmento da saúde pública.

Foto por Vania Marta Espeiorin