1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Janeiro

Prefeitura cria força-tarefa para atender denúncias de maus tratos de animais

Em 3 dias foram realizados mais de 37 atendimentos pela SEMMA

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), criou uma força-tarefa para atender a alta demanda de denúncias encaminhadas para o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Houve um acúmulo de denúncias, devido a grande parte do departamento ser composto por Cargos de Comissão (CC) e ao ocorrer a troca no governo ficou desocupado, gerando assim um número excessivo de demandas.

As atividades foram concentradas primeiramente nos animais que sofreram maus tratos ou estavam em situações vulneráveis e posteriormente nos demais casos que não necessitavam de atendimento imediato. Os animais recolhidos em decorrência de maus tratos passaram por tratamento e receberam os cuidados necessários. Em se tratando de fauna doméstica, especificamente cães e gatos, após avaliação, foram encaminhados ao Canil Municipal ou a clinica contratada para o devido tratamento. Já aqueles pertencentes a fauna nativa foram reintroduzidos no habitat natural e ou encaminhados ao CETAS do IBAMA em Porto Alegre.

Dentre os animais que chegaram ao Canil Municipal alguns já foram adotados. Os interessados na adoção devem preencher um cadastro, a partir das informações prestadas, a equipe do canil realiza uma entrevista para identificar o animal que mais se enquadra ao perfil do candidato.

A força-tarefa contou com 11 fiscais e 5 carros atendendo em 3 dias um total de 37 denúncias das 40 que foram encaminhadas para à Semma. "Neste sentido deve-se verificar que o Departamento de Fiscalização reforçou o trabalho que anteriormente era feito apenas pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, pois disponibilizou integralmente seus servidores para a celeridade nos atendimentos demandados.Por fim cabe salientar que as denúncias já se encontram estabilizadas, bem como o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal já está sendo reestruturado e estabilizando todas as atividades", informa o titular interino da pasta, Adivandro Rech.