1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Fevereiro

Caxias do Sul tem hoje 741 pessoas em situação de rua

Dados foram divulgados pela equipe da FAS, que também apresentou soluções para acolher a demanda

Atualizada dia

A equipe da Fundação de Assistência Social apresentou nesta manhã à imprensa os dados da assistência social do Município. O dado mais alarmante, já divulgado pelo Prefeito Flávio Cassina em seu discurso na abertura do ano legislativo, é de 741 pessoas em situação de rua em Caxias do Sul atualmente. O número quase dobrou em relação a 2017.

A presidente da FAS, Marlês Stela Sebben, informou ainda que a maioria destes moradores são homens, com idade entre 18 a 39 anos e dependentes químicos. "Entretanto, em comparação a 2017, houve um expressivo aumento de mulheres, idosos e famílias em 271 locais registrados pela FAS na cidade". Entre os motivos do crescimento desta população, além do desemprego e da chegada de pessoas de fora, está a extinção, em 2014, do programa Acolhe Caxias, de abordagem, acolhimento e acompanhamento deste público e a terceirização do albergue municipal. "Cabe ressaltar que estas 700 pessoas são as cadastradas em nosso sistema, empiricamente este número pode ser superior. Nesta época de colheita, por exemplo, os dados aumentam. E o que nos preocupa também, além do acolhimento é a oferta dos serviços de saúde. Muitos estão doentes", destaca.

O diretor técnico da FAS, Éverson Artur Furtado, acrescentou que os moradores de rua tem liberdade para escolher a ajuda. "A ideia é acolher, ofertar os nossos serviços como o Centro Pop Rua (onde há alimentação e banho, por exemplo), saúde, oficinas, mas dando a liberdade para eles decidirem. A rua para nós não é moradia, mas temos que respeitar os que assim desejam. Estamos trabalhando para resgatar a cidadania e a dignidade destas pessoas", apontou. Furtado anunciou a busca por um novo local para abrigar o Centro Pop Rua com a finalidade de abrigar também oficinas profissionalizantes.

Além dos números das pessoas em situação de rua, a equipe da FAS apontou a unificação dos conselhos tutelares e a mudança da Casa Sol Nascente como problemas a serem resolvidos. Os conselhos estão em um único local, no bairro São Pelegrino, de difícil acesso principalmente para a comunidade da zona norte. O prédio para onde se mudou a Casa Sol Nascente não é adequada para abrigar as crianças, então já está sendo providenciado um novo imóvel para este fim.

Também será fortalecido o Cadastro Único. Os CRAS serão ampliados e novamente serão os gestores do território de articulação intersetorial, readequando os servidores para contemplar as necessidades do serviço. Será ampliada a equipe técnica dos CREAS.

A presidente Marlês anunciou ainda estudos para implantar três novos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (bairros Planalto, Fátima Alta e Serrano/Eldorado), uma República para jovens e adultos egressos de casas de acolhimento e novas Casas Lar para idosos. "Precisaríamos implantar pelo menos mais duas Casas Lar para os idosos que já abririam cheias", afirma.

Equipe da FAS: Na ocasião, a presidente Marlês apresentou a nova equipe diretiva da Fundação de Assistência Social. Na Diretoria Administrativa o titular é Julio Cesar da Silva, servidor público municipal há mais de 30 anos. Júlio é formado em Administração com Habilitação em Recursos Humanos e pós graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, Competências e Coach e ficará responsável por administrar as áreas de recursos humanos, financeiro, serviços, licitações e suprimentos. Na Diretoria de Proteção Básica, Ana Luiza De Bona Castellan Esquiam Viganó, psicóloga e servidora da Fundação desde 2015, sendo hoje responsável pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cadastro Único, Programa Acessuas Trabalho, Primeira Infância no SUAS, Beneficio de Prestação Continuada (BPC) na escola, Comitê de Enfrentamento à violência e Programas de Transferência de renda. A Diretoria de Proteção Social Especial de média e alta complexidade tem como titular a assistente social Vanda Ferreira Vitorazzi, que será responsável pelas Casas de Acolhimento Institucional, Centro de Referência Especializada para pessoas em situação de rua (Centro Pop Rua), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e demais serviços da proteção social especial. Vanda possui licenciatura plena em Geografia, bacharelado em Serviço Social e especialização em Saúde Mental Coletiva. Foi servidora pública por 29 anos, com atuação nos últimos 15 anos como assistente social na FAS. Na assessoria técnica da Direção, Éverson Artur Furtado, com formação em Psicologia e experiência em Políticas Públicas. A Diretoria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem como titular a assistente social Gislaine Ferreira Pereira, servidora municipal da Fundação desde 2015. A diretoria é subdividida em Gestão do Trabalho e Educação Permanente, Gestão de Parceria, Cofinanciamento, Regulação do SUAS e Vigilância Socioassitencial. A Gestão do SUAS atua no desenvolvimento de atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais da Política de Assistência Social do município.

E a presidência da FAS é ocupada pela pedagoga Marlês Stella Sebben, presidente na gestão de 2013 a 2016 e anteriormente diretora da Fundação de 2009 a 2012. A presidência é responsável por promover a administração geral da Fundação em estreita observância das disposições legais, normativas da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal, bem como dos princípios e diretrizes da política de assistência social previstos na Lei 8.742 de 07 de dezembro de 1993, Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e demais legislações supervenientes, priorizando a articulação entre os benefícios, serviços, programas e projetos de assistência social, bem como a matricialidade sociofamiliar e a intersetorialidade com as demais políticas sociais e demais atividades pertinentes à função.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por Lucimara Lopes

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso