1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Fevereiro

Exposição “Mosaico Ancestral” abre na próxima terça-feira, no Museu Municipal

O período de visitação segue até 21 de março, com entrada gratuita e atividades para escolas

Atualizada dia

O Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn recebe, na próxima terça-feira (11/02), às 19h, a abertura da exposição “Mosaico Ancestral”, com produção e curadoria de Danielle Schütz. A artista busca apresentar a “valorização das identidades a partir da perspectiva multiculturalista”. O período de visitação segue até 21 de março, de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

A artista plástica e restauradora, Danielle Schütz, baseou-se em seus estudos, durante a pós-graduação em História e Cultura Indígena e Afro brasileira, para produzir suas telas. As obras convidam o espectador a realizar uma reflexão e investigação dos próprios mosaicos culturais que formam a sociedade no país. Utilizando-se de signos visuais e arquétipos, as pinturas permeiam por diversas culturas, levantando questões sobre religiosidade, etnocentrismo e etnocídio.

“O forte e recorrente discurso que ocorre em torno da perspectiva multiculturalista, no nosso atual cenário cultural, também fortalece a temática das obras, uma vez que busca dissolver qualquer relação hierárquica entre as diversas culturas com as quais habitamos. Dessa forma, torna-se possível explorar uma nova visão acerca das bases da nossa formação sócio/cultural”, destaca a artista.

A mostra visa também o reconhecimento das pessoas dentro da cultura e da temática apresentada. A partir disso, serão realizadas oficinas de pintura para escolas no dia 10 de março, das 9h às 11h, e dia 18 de março, das 14h às 16h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail museumunicipal@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone 3221.2423.