O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) necessita de doadores de sangue. Os estoques do tipo sanguíneo O- (negativo) estão com um volume abaixo do considerado ideal. Ele é chamado de “sangue universal”, já que, apesar de receber apenas dele próprio, é compatível com todos os outros e, por isso, se torna muito utilizado.
Geovana dos Santos Souza, assistente social do Hemocs, diz que no início do ano é normal os estoques baixarem. “No período de férias os estoques acabam baixando por conta da menor assiduidade dos usuários e isso prejudica os meses seguintes, até que se consiga estabilizar novamente”, comenta.
O horário de funcionamento do Hemocs é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h (sem fechar ao meio-dia) e aos sábados das 8h até 11h30min. A unidade fica na rua Ernesto Alves, ao lado da UPA Central.
Foto por Andréia Copini