O secretário municipal da Cultura, Paulo Périco, recebeu a vereadora Tatiane Frizzo nesta quarta-feira (26/02). A parlamentar acompanhou Roberson Cassol, um dos organizadores do RPG na Feira, evento que ganhou público de, aproximadamente, 800 pessoas, durante dois finais de semana da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A atividade contou com oficinas lúdicas, nas dependências da Casa da Cultura.
No encontro, Cassol destacou a importância do RPG no desenvolvimento social e apresentou uma proposta ao titular da pasta. Ele salientou que a ideia inicial é realizar atividades de RPG, no âmbito cultural caxiense.
“O projeto consiste em utilizar espaços públicos para realizar atividades de RPG e fazer parte do cronograma de eventos da Secretaria. Nós sabemos da representatividade e que há público para as atividades de RPG. Prova disso, foi o envolvimento dos caxienses na Feira do Livro,” salienta Cassol.
A proposta foi bem recebida por parte do secretário municipal da Cultura. De acordo com Paulo Périco, para dar início às atividades é necessário elaborar um projeto e apresentá-lo à secretaria e ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul (CMPC). O titular da pasta ainda demonstrou interesse em realizar as atividades na Biblioteca Parque, localizada na Estação Férrea. Na ocasião, Périco apresentou o espaço.
“Temos espaços para desenvolver a proposta. Agora, precisamos de um projeto, que contemple a projeção orçamentária e o cronograma de atividades, para darmos prosseguimentos nessa ideia, ressalta Périco.
O QUE É RPG?
RPG é uma prática, que ficou popular durante os anos 1980 com o famoso Dungeons & Dragons. Trata-se de um jogo baseado em livros, que desenvolve habilidades como trabalho em equipe, liderança, pensamento lógico, geográfico e histórico, e criatividade.
Foto por Douglas Barreto