1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Fevereiro

Neste sábado, 15 de fevereiro, acontece o Dia D da vacinação contra o sarampo

As UBSs do município estarão abertas das 8h às 17h, além de um ponto estratégico no Prataviera Shopping

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que neste sábado, (15.02), acontece o Dia D de mobilização nacional da vacinação contra o sarampo. As 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas, das 8h às 17h, assim como um ponto estratégico no centro da cidade, no Prataviera Shopping, 3º andar. Lembrando que o público-alvo da ação são crianças e jovens que tenham entre cinco e 19 anos.

Para o secretário Jorge Olavo Hahn Castro, o principal objetivo da campanha é intensificar a cobertura vacinal em Caxias do Sul. “É a oportunidade das pessoas que não tomaram nenhuma dose ou que receberam apenas uma das duas doses necessárias se protegerem e ajudarem o município a se manter livre da doença”.

Para receber a dose basta apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem perdeu ou extraviou o Cartão é considerado não vacinado e, por isso, também deve ser imunizado.

O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora).

Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para as crianças entre os 6 e 12 meses. Ela não substitui a primeira dose (aos 12 meses) e por isso é chamada de “dose zero”.

Foto por Lucas Boeira