1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Fevereiro

Smed abre ano letivo em reunião com diretores da Rede Municipal

Equipe da Secretaria apresentou cronograma e diretrizes para 2020

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou na manhã desta quarta-feira (12/02) a reunião de início do Ano Letivo com os diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino. Estavam presentes, além dos diretores, a equipe da Smed; o vereador Edson da Rosa; a presidente da Comissão de Diretores, Cristiane Beltrame Padilha; e uma representante do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), professora Rita Caregnato.

Os diretores foram recepcionados com um coffee break. Em seguida, o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Tancredo de Almeida Neves, Vagner Peruzzo, realizou uma dinâmica de integração com os colegas. A presidente da Comissão e diretora da EMEF Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti abriu a reunião, desejando um bom início de ano aos colegas. A representante do Sindiserv apresentou aos colegas a agenda de formações e encontros que o sindicato realizará no ano.

O presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Lucas Caregnato, não pode participar da reunião mas deixou um vídeo, onde reforçou a parceria para com os diretores e a Smed. “Teremos muitos desafios pela frente neste ano, e o CME, como órgão normativo e fiscalizador da educação no município de Caxias do Sul, estará sempre aberto a dialogar com as escolas, com a comunidade, e com todas as entidades que compõem o Conselho”. O vereador Edson da Rosa parabenizou a equipe pela organização do evento e pelo acolhimento caloroso aos diretores, e desejou sucesso no ano de 2020. “Em nome do presidente da Câmara, vereador Ricardo Daneluz, e do presidente da Comissão de Educação, vereador Adriano Bressan, desejo toda a sorte para as equipes das escolas e da Smed, porque competência e capacidade todos vocês já tem”.

“Fiquei pensando em como falaria com vocês hoje, pois não é fácil, e me lembrei do meu primeiro dia como professora na rede municipal, fui buscando toda a minha trajetória profissional e a minha identidade, e percebi que conversaria com um público conhecido. Vocês são meus colegas, também são professores, e peço a ajuda de todos vocês. Estamos começando um ano que é início e também final de uma gestão, pois precisamos deixar tudo encaminhado e preparado para quem assumir a Smed em 2021. É um grande desafio e convoco vocês para nos ajudarem a escrever esta nova página”, destacou a secretária Flávia Vergani. A titular da pasta anunciou algumas diretrizes e orientações sobre como deve proceder o ano letivo de 2020, instruindo os diretores a observarem seus alunos com afetividade e sensibilidade, e também enfatizou a necessidade de se utilizar de novas tecnologias para ensinar uma geração que já nasce usando o celular.

A secretária também apresentou os diretores da pasta. O diretor administrativo André da Silveira salientou a necessidade da união, tanto entre os setores da secretaria tanto quanto com as escolas, agradecendo pela parceria dos diretores. A diretora pedagógica, Carla Zanette, explicou que uma das frentes de trabalho para o ano é a diminuição da burocracia nos processos da Smed, para que os procedimentos não sejam um entrave para o trabalho em sala de aula. Já o diretor financeiro, Marcos Antônio da Silva, se mostrou pronto para ajudar as escolas no que for preciso, tornando mais fácil o trabalho dos diretores. Encerrando o evento, a diretora geral, Gláucia Gomes, apresentou o cronograma do ano e se colocou à disposição dos diretores para ser o contato direto das escolas com a Smed.

A reunião teve o apoio da empresa Tropical Serviços para Eventos.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por Elen Sanches Soares