1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Fevereiro

Smed recebe representantes do programa A União Faz a Vida, do Sicredi

Programa atua em quatro escolas municipais

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) recebeu nesta quinta-feira (06/02) a visita de representantes do programa A União Faz a Vida, do Sistema Sicredi. Estavam presentes a diretora pedagógica da Smed, Carla Zanette, e servidores dos setores administrativo, pedagógico, de projetos e da comunicação. Cíntia Reisdoerfer, assessora pedagógica do projeto, e Bianca Hennemann, assessora de programas sociais do Sicredi, apresentaram e contextualizaram as ações do projeto que já é realizado em quatro escolas do município.

O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, trabalhando valores de cooperação e cidadania por meio de expedições investigativas, alinhando as atividades com o currículo de cada disciplina e os interesses dos próprios alunos. O objetivo é fomentar pesquisa e a autonomia das crianças e jovens, que são incentivados a buscar respostas sobre suas dúvidas. O Sicredi atua como gestor e financiador do A União Faz a Vida e presta assessoria pedagógica, dando autonomia para cada município, escola e professor realizar o projeto da maneira que é mais significativa para sua instituição e comunidade escolar.

A Smed aderiu ao programa no ano de 2018, com projetos piloto nas escolas de Ensino Fundamental Santa Lúcia e Sete de Setembro, ampliando a parceria para as escolas Cidade Nova e Ruben Bento Alves em 2019. Também foram iniciadas tratativas com as escolas Eng.º Mansueto Serafini, Santo Antônio, Fermino Ferronatto, Vereador Marcial Pisoni, José Bonifácio, Madre Assunta, Bento Gonçalves e Zélia Rodrigues Furtado.

Para a diretora pedagógica Carla Zanette, a parceria deve ser mantida. “É nosso desejo continuar participando e ampliar essa parceria. Iremos nos reunir para definir as questões logísticas e a viabilidade disso, mas, pedagogicamente falando, queremos manter o que já está sendo feito e iniciar o trabalho com o programa A União Faz a Vida nessas outras oito escolas onde já foi realizado o contato inicial com a equipe diretiva”, explica.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens