1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Março

Brinca-Enxutão retorna nesta terça-feira

74 escolas municipais estão inscritas para o programa em 2020

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), começa a receber, a partir desta terça-feira (03/03), as escolas inscritas para o Programa Brinca-Enxutão em 2020. O programa que recebe escolas municipais teve 74 instituições de ensino inscritas neste ano. As atividades acontecem nas terças e quintas-feiras, de março a dezembro.

O Brinca-Enxutão é destinado à comunidade escolar da rede pública municipal e tem como objetivo incentivar a sociabilização entre alunos, professores e direção, permitindo momentos de descontração e diversão. As escolas deslocam-se até o Centro Municipal de Esporte e Lazer Professor Joel Bastos de Souza (Ginásio Enxutão), para vivenciar um dia com práticas esportivas, recreativas e de lazer.

Guilherme Dengo, responsável pelo programa, comenta sobre a importância do Brinca-Enxutão na vida dos alunos. “O Programa oportuniza às escolas e crianças da rede municipal de educação um dia diferente ao habitual, um dia para o lazer, que por sua vez, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida, pois, estimula o bem-estar físico, mental e social. Momentos de descontração também são importantes dentro da rotina escolar, eles aproximam professores e educandos em um contexto diferente ao de sala de aula.”

Os espaços e as atividades disponíveis são: quadra poliesportiva, camas elásticas, espaço lúdico, sala de jogos de mesa e de salão, mini-basquete, mini-tênis e voleibol. A área externa inclui parquinho infantil, campo de futebol sete, quadra de vôlei, patinetes e pernas de pau. E, neste ano, ainda algumas novidades como piscina de bolinhas e slackline (esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos que permite ao participante andar e fazer manobras).

Foto por Divulgação Smel