1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Março

Coronavírus: Prefeitura de Caxias suspende aulas na rede municipal, eventos e atividades para idosos por 15 dias

Medidas, também adotadas para os servidores, são para amenizar a transmissão do vírus

Atualizada dia

O Prefeito Flávio Cassina e o Vice-prefeito e secretário de Planejamento, Edio Elói Frizzo, acompanhados pela Chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos e o secretário da Saúde, Jorge Castro, informaram a lideranças da cidade e à imprensa, no final da tarde desta segunda-feira (16/03), uma série de medidas a serem adotadas para prevenção do coronavírus. O decreto municipal com as medidas anunciadas será publicado em edição extra do Diário Oficial nesta terça.

A de maior impacto na população é a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, a partir de quinta (19), por 15 dias. Atinge 40 mil alunos. "Até quinta, a Secretaria da Educação fará um trabalho de conscientização com os diretores e coordenadores pedagógicos sobre a prevenção do vírus para que as crianças sejam multiplicadoras em suas famílias. A ideia é que elas fiquem em casa, de resguardo", informa a Chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos. O Vice-prefeito complementou a informação que o Gabinete de Crise ficará acompanhando a situação, visto que tem muitas crianças que se alimentam apenas na escola. "Se necessário vamos organizar campanhas de doação de cestas básicas para famílias de baixa renda", anunciou Frizzo.

Os eventos do município também serão suspensos, como a Festa das Colheitas. A Secretaria do Urbanismo irá rever os alvarás de liberação de festas e atividades com aglomeração de público. Os secretários municipais se reunião nesta quarta para avaliarem cada atividade de suas pastas e adotar suas medidas de contingenciamento.

Outra ação anunciada pela administração municipal é a suspensão de atividades que envolvam idosos, o grupo de risco do coronavírus, como o Conviver da Smel e o Centro de Fortalecimento de Vínculos da FAS.

Os servidores municipais com mais de 60 anos serão retirados do atendimento ao público e colocados em setores administrativos. Haverá álcool gel e cartazes informativos nas repartições. A Secretaria de Recursos Humanos e Logística disponibilizou mais de 80 telefones celulares para todas as UBSs para que estas possam ampliar o atendimento ao público. Uma equipe da Secretaria da Saúde fará coleta de casos suspeitos nas próprias residencias para que estas pessoas não precisem se descolar até a Unidade Básica, UPA ou hospitais para tal.

O telefone da Vigilância em Saúde da SMS (3290.4558) e o Alô Caxias estarão à disposição da comunidade para esclarecimentos.

O Gabinete de Crise da Prefeitura acompanhará o desenrolar dos casos de coronavírus na cidade nestes 15 dias. O decreto poderá ser prorrogado, se necessário.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini