1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Março

Prefeitura de Caxias participa da Festa das Colheitas

Prefeito, Vice, secretários municipais e subprefeitos prestigiaram a cerimônia de abertura nesta sexta

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias participa das Festa das Colheitas, que ocorre no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva nos finais de semana deste mês de março. A solenidade de abertura na noite desta sexta-feira (13/03) contou com a presença de toda administração municipal: Prefeito Flávio Cassina e a primeira-dama Liliana, Vice-prefeito e secretário do Planejamento, Edio Elói Frizzo, todos secretários municipais, presidentes da Codeca, Samae, FAS e IPAM e subprefeitos. O presidente empresa Festa da Uva S/A, Bruno Brunelli e a presidente da Comissão Comunitária da Festa, Sandra Randon recepcionaram a todos.

A abertura da Festa também foi acompanhada pelos deputados estaduais Neri, O Carteiro (representando a Assembleia) e Pepe Vargas, pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Daneluz e demais vereadores, presidente do Conselho Consultivo da Comissão da Festa da Uva 2021 e presidente da CIC, Ivanir Gasparin, pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, pela Rainha da Festa da Uva, Maiara Perottoni e as princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer e rainhas e princesas de outras edições da festa, prefeitos da região, membros da Amesne, integrantes da Comissão Comunitária e Social da Festa da Uva, candidatas a Rainha e Princesas e Embaixatrizes de festas passadas, patrocinadores, apoiadores e expositores da Festa.

Após a fala da presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, organizadora da Festa das Colheitas, Sandra Randon, que agradeceu e falou da importância da festa, o Prefeito Flávio Cassina fez uso da palavra.

Em seu discurso* fez um relato histórico da colonização de Caxias do Sul e comparou a coragem e determinação dos imigrantes italianos com os produtores rurais do nosso interior. "O mesmo suor e trabalho são celebrados hoje com a Festa das Colheitas. Comemoremos o trabalho do homem no campo, das famílias do nosso interior, da mesa farta de alimentos de qualidade. E que passa por gerações, tanto que nosso Município tem o maior PIB agrícola, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Estado e o maior fornecedor da Ceasa de Porto Alegre". Após enumerar a produção de frutas, verduras e da diversidade dos rebanhos, Cassina lembrou que em 2021 a Festa da Uva completa 90 anos. Agradeceu à Comissão pela organização da festa e falou do total apoio da Prefeitura. "Não estamos aqui só como apoio institucional, mas de corpo e alma, com estande inclusive, para ajudar a construir o início desta grande comemoração", disse.

A Rainha Maiara e as princesas Milena e Viviane declaram aberta a Festa das Colheitas. E antes do encerramento da solenidade, o bispo Dom José Gilson deu uma bênção a todos.

*Discurso do Prefeito:

Senhoras e Senhores,

Ao cumprimentar a presidente Sandra Randon e demais autoridades já mencionadas no protocolo, saúdo a todos os presentes neste dia de festa. Em especial, saúdo todos os secretários municipais aqui presentes.

Me permitam fazer um breve relato da nossa história, embora todos já tenham conhecimento. Caxias do Sul foi colonizada por imigrantes italianos com seu próprio esforço e bravura. Estes desbravadores, muitos deles nossos antepassados, se aventuraram por esta terra até então desconhecida e selvagem, para garantir um futuro melhor para suas famílias. E aqui construíram sua vida e tornaram nossa Caxias do Sul pujante com muito suor e trabalho.

O mesmo suor e trabalho são hoje celebrados com a Festa das Colheitas. Comemoremos nestes próximos finais de semana o trabalho do homem do campo, das famílias do nosso interior, da mesa farta de alimentos de qualidade. E que passa por gerações, tanto que o nosso Município tem o maior PIB Agrícola, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Estado e o maior fornecedor da Ceasa de Porto Alegre.

Faço um parênteses: Para vocês terem uma ideia da nossa produção, segundo o Censo Agropecuário do IBGE 2016, cerca de 3.500 famílias produzem mais de 300 mil toneladas de dez cultivos: maçã, uva, tomate, cenoura, caqui, beterraba, pêssego, ameixa, cebola e morango (por esta ordem de produção). Sim, produzimos mais maçã hoje do que o destaque da nossa festa máxima, que é a uva. E, claro, produzimos outras tantas variedades de frutas e verduras, citei só as primeiras dez mais produzidas. Importante enumerar também a diversidade dos nossos rebanhos: são mais de 44 mil cabeças de gado, mais de 15 mil suínos, mais de 4 mil equinos e mais de 15 mil animais de outras espécies como cordonas, frangos, ovinos e caprinos. Temos até búfalos por aqui. Não posso deixar de citar a nossa produção de vinhos e derivados, que atualmente supera a marca de 33 milhões de litros/ano. É a nossa contribuição para a Serra Gaúcha ser reconhecida como a maior produtora de vinhos do país.

Lá em 1931, o objetivo foi o mesmo que o nosso: mostrar aos próprios caxienses e à região, o êxito da colheita, a força produtiva que já havíamos desenvolvido aqui. E que essa era mesmo a nossa maior riqueza. Festejar a colheita era resgatar o orgulho, recuperar a auto-estima e a falta de confiança, depois de termos vencido a partir do nada. Então, logo ali em fevereiro de 2021, celebraremos os 90 anos da nossa Festa Nacional da Uva.

Agradeço à Comissão Comunitária pela organização, aos expositores e todos envolvidos na construção desta festa. A Prefeitura de Caxias está aqui, não só como apoio institucional, mas de corpo e alma, com um estande inclusive (também presentes a Secretaria da Cultura e a Secretaria do Turismo com seus espaços), para ajudar a construir o início dessa grande comemoração. Passaremos também pela escolha das Soberanas. Tarefa difícil para o juri com essas belas candidatas!!

Sou passageiro deste cargo. Mas sou caxiense nato, com antepassados italianos como os que aqui chegaram. Então coragem e determinação também fazem parte da minha trajetória.

Ser prefeito de uma cidade como Caxias do Sul, que se fez do nada, não combina com lamentações. Devemos seguir em frente e nos unirmos com quem está disposto a ajudar.

Assim, juntos, celebremos hoje novamente a colheita. Boa festa a todos!!!

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan