1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Março

Prefeitura promove atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Outras atividades ocorrem durante a semana nas secretarias

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio Secretaria Municipal da Educação (Smed), realizou, na manhã desta segunda-feira (02/03), o evento “Mulheres que Inspiram”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03). Durante a semana, outras atividades ocorrerão em diversas secretarias.

No encontro, estiveram presentes além da titular da Smed, Flávia Vergani, Maurien Randon, diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon e Tânia Rocha, psicóloga e integrante da entidade Comunidade Down, que realizaram um bate-papo sobre suas trajetórias profissionais e pessoais.

Os servidores foram recepcionados com música, pelo artista Ismael Morais. A secretária Flávia Vergani deu boas vindas aos presentes e falou sobre a elaboração evento. “Fizemos o convite à duas pessoas inspiradoras, que são conhecidas em nossa comunidade por suas trajetórias, para debater sobre o papel da mulher. Nosso intuito com esse evento é homenagear as mulheres corajosas, competentes e inteligentes que todos os dias iluminam o trabalho aqui na secretaria, sempre enfrentando desafios com propósito e responsabilidade”, salientou

Marien Randon falou sobre como o Instituto Elisabetha Randon mudou sua vida. “Eu comecei na área jurídica mas meu sonho era seguir na Responsabilidade Social. Tirei o Instituto Elisabetha Randon do papel, comecei a trabalhar com o que eu queria, e a minha vida mudou para melhor”, compartilhou. “Para mim, o incentivo de viver é poder fazer algo pelos outros”, complementou.

Já Tânia Rocha iniciou sua fala apresentando o filho Matheus, atleta e representante da comunidade de pessoas com Síndrome de Down em Caxias do Sul. “Eu sou conhecida em todo lugar como a mãe do Matheus e tenho orgulho disso. O que aprendi de mais importante foi que as pessoas com deficiência são capazes de fazer muitas coisas sozinhos e é nosso papel como mães oferecer essa liberdade a eles”, explica Tânia.

Para servidoras

Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL): Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), a Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) promove o espetáculo “Revolucionárias”. Com elenco formado por servidoras municipais aposentadas, o Grupo Maturidade em Cena, realiza a apresentação na quarta-feira (04/02), às 16h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal. O espetáculo, direcionado para servidores municipais, trata do protagonismo feminino, retratando a vida seis grandes mulheres: Anita Garibaldi (heroína que lutou na Revolução Farroupilha), Nise da Silveira (médica psiquiatra brasileira de renome e forte influência em sua área), Frida Kahlo (talentosa pintora mexicana), Dandara (guerreira negra da época do Brasil Colônia), Simone de Beauvoir (escritora francesa e feminista) e Malala Yousafzai (paquistanesa, aos 17 anos, foi a pessoa mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz, em 2014). O grupo é formado por Angela de Carvalho Taparello, Geni Dotto Ariotti, Leonor Farias, Maria Helena Ximenes, Marli Inês Cembrani Mosena, e Rita de Cássia Campos Costa com a direção de Vinícius Dalla Rosa Padilha. A atividade busca reconhecer as realizações, conquistas e características das mulheres nos variados espaços onde estão inseridas. O Grupo Maturidade em Cena realiza as apresentações gratuitamente em diversos espaços como escolas e UBSs, incentivando o desenvolvimento do senso crítico e a formação de plateia.

Atividades em outras secretarias

Secretaria Municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM): A SMTTM promoverá uma homenagem as servidoras da pasta e também da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com apresentação de fotos em um PDF. A apresentação será na quarta-feira (04/03), às 8h. Também haverá apresentação do Espetáculo Revolucionárias e um café da manhã compartilhado.

Secretaria Municipal da Cultura (SMC): O Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho promoverá uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher na sexta-feira (06/03), em parceria com a Coordenadoria da Mulher. A partir das 16h45 a cantora Nicolle Santos fará a recepção do público e a partir das 17h15min será realizada uma roda de conversa com o tema "Valorização Feminina", com Ana Paula Flores e Poliana Martinazzo.

Secretaria Municipal da Saúde (SMS): O Caps Reviver promove para as usuárias o Dia da Beleza, às 9h30, do dia 17 de março e no dia 23, às 13h, a série Diálogos Femininos. E no sábado, dia 14 de março, todas as 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas, das 9h30min às 16h. Serão feitos agendamentos de mamografias para quem tem mais de 40 anos e coleta de citopatológico para mulheres de 20 a 65 anos, além de atividades coletivas de promoção e prevenção à saúde.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por Elen Sanches Soares

Foto por SMRHL